A Doce Obra da Provação

“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que quando a sua fé vence essas provações ela produz a perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” Tiago 1:2-5

Existem coisas que são inevitáveis em nossas vidas e que nos acompanham desde o nosso nascimento até a nossa morte, eis alguns exemplos: a necessidade de se alimentar, de tomar água, de tomar banho (pelo menos alguns), de sempre buscar o melhor e o mais confortável para nossas vidas, a busca incessante da felicidade etc. Mas existe outra coisa que está quase no topo dessa lista: os problemas.
Seja você cristão ou não, os obstáculos sempre querem nos barrar. As paredes, que muitas vezes nós mesmos construímos, tentam se mostrar mais fortes que nós, com um único objetivo: nos atrapalhar.
Jesus sempre disse que, para ser seguidor d’Ele, deveríamos pagar o preço, renunciar, sofrer. E quando estamos realmente O seguindo sentimos na pele todas essas sensações de uma forma intensa.

Mas o que é dito nessa passagem de Tiago 1 é fora do comum e nos expressa uma realidade a que muitas vezes não prestamos atenção: a tribulação gera a perseverança. Perseverança significa persistência, nunca desistir, sempre ir à luta, sempre batalhar, mesmo que muitas vezes sem a vitória. E isso é importante para a nossa caminhada rumo à cidade celestial. Tendo sempre essa perseverança, de modo a ser perfeita, ou seja, uma perseverança em que você e Deus possam confiar.

Sempre que somos provados, ou quando enfrentamos uma luta, tiramos várias lições para o nosso crescimento: se ganhamos, nos enchemos de confiança e de gratidão a Deus pela vitória, além de ficarmos mais destemidos. Se perdemos, aprendemos a olhar para trás e ver em que erramos, procurando sempre não tropeçar novamente nos mesmos erros. Ou seja, estamos sempre adquirindo sabedoria através das lutas e provas que temos enfrentado, recebendo de Deus força, equilíbrio e perseverança para ultrapassar os nossos limites, fazer das tripas coração, e ganharmos a batalha.

Há pessoas que não têm sabedoria, e precisam pedir a Deus que plante no coração delas a sabedoria, assim como ele fez com Salomão. Mas existem aquelas pessoas que não conseguem ou não querem enxergar a sabedoria que Deus as tem dado, então, o papel de Deus é abrir os olhos dessas pessoas, e o nosso é de orar para que isso ocorra o mais depressa possível.

Quando o nosso corpo é afetado por uma bactéria nova, os anticorpos começam a produzir alguma substância para destruir aquela bactéria. Pode demorar, mas ele consegue destruí-la. Mas o melhor é que, se depois de um tempo essa bactéria voltar a atacar o nosso corpo, os anticorpos já sabem que substância devem usar para destruí-la e rapidamente exterminam o mal do nosso organismo. O mesmo acontece conosco quando passamos por lutas e pensamos “nunca pensei que passaria por isso”; por ser uma situação nova para nós, não sabemos como devemos lidar com ela. Mas quando descobrimos, estamos meio que “imunes” a passar pela mesma situação novamente, pois sabemos como devemos reagir para pôr um fim nela.

Mas não para por aí não. São inúmeros os benefícios que podemos tirar das lutas diárias que enfrentamos, é como “ver o lado bom das coisas”.

Entretanto, outra coisa importante é não se deixar passar pela mesma situação, pois Deus não nos chamou para vivermos em um pecado, Deus nos chamou para vencermos o pecado de vez, de modo que nenhuma provação, luta, obstáculo, barreira seja capaz de nos separar d’Ele. Portanto, aproveite essa aproximação que você tem de Deus e utilize a força e o poder que Ele coloca à sua disposição para que você possa vencer qualquer mal deste mundo.

NEle, que nos aprova na prova,

Tadeu Ribeiro.
Supervisão de Texto: Rafael Rocha

E no próximo sábado falaremos sobre o tema: “O Poder Que Está Sempre ao Nosso Dispor”. Não percam!
Para ver as mensagens anteriores da nossa série, acesse: www.portaldotrono.com/perolasdaadoracao