Arrependimento: um novo modo de vida

blog

O conceito mais simples de arrependimento é mais ou menos “tristeza profunda por ter feito ou deixado de fazer alguma coisa”. Uma espécie de pesar, um lamento, e o desejo de voltar no tempo para tomar outra direção.

A palavra usada no Novo Testamento traduzida por arrependimento é “metanoevw”, composta por duas palavras gregas: “meta” (que está além) e “noeo” (mente ou entendimento). A melhor definição seria então algo como “expansão da consciência”.

A consciência expandida é aquela mudou de idéia. Quem se arrepende passa interpretar de maneira diferente as coisas que sempre enxergou, e também passa a enxergar o que antes era incapaz de perceber. Quem se arrepende vê o mundo diferente ou vê coisas diferentes no mundo.

João Batista e Jesus usaram esta palavra para convocar seus discípulos. Para João Batista, arrependimento indicava uma atitude de acolhimento ao Messias. Era como se João Batista estivesse dizendo: “O Messias está chegando, abram os olhos, ele vai surpreender vocês, ele exigirá uma ressignificação de sua esperança messiânica, fiquem atentos, abram a mente, considerem que ele não será como vocês o imaginam”.

Jesus exigiu arrependimento e fé como resposta ao anúncio da chegada do reino de Deus. Seguia a mesma lógica profética de João Batista. Era como se dissesse: “O reino de Deus chegou, ele está aqui, mas vocês precisam abrir os olhos para que possam vê-lo. O reino de Deus não é o que vocês estavam esperando, não é a retomada política do estado de Israel. Para ver o reino de Deus vocês precisam nascer de novo, precisam de uma completa mudança de mente, uma absoluta expansão de consciência”.

O reino de Deus é o ambiente onde a vontade de Deus é feita , “assim na terra como no céu”. Arrependimento, portanto, implica muito mais um novo estilo de vida do que uma tristeza por algo que fizemos ou deixamos de fazer.

Arrependimento implica uma nova consciência, que somente é possível para quem acolheu a autoridade plena do reino de Deus e seu rei, Jesus de Nazaré.

Arrependimento é a experiência de enxergar o reino de Deus e com ele todas as implicações das exigências da vontade de Deus. Por isso o arrependimento resulta necessariamente na adoção de um outro jeito de viver. Quem muda de idéia vive diferente. Os seguidores de Jesus não apenas lamentam profundamente os seus pecados, mas principalmente vivem de maneira diferente, em virtude de tudo quanto passaram a enxergar quando seus olhos foram abertos pela metanóia. Quem experimenta a expansão da consciência nasce de novo. E vice versa.

Ed René Kivitz.



Comente!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tadeu Ribeiro

Tadeu Ribeiro é editor-chefe e fundador do Portal do Trono. Advogado, graduado em Direito pela UFCG. Apaixonado por Deus, pela música e pela informação. Um chamado que está sendo atendido, e edificado milhões de vidas no Brasil e no mundo.

CLOSE