Cientistas querem encontrar DNA de Jesus a partir da ossada de João Batista e Tiago

Seria mesmo possível encontrar o DNA de Jesus de Nazaré? A ideia parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica, mas diversos cientistas estão se dedicando a pesquisas que podem levar à descoberta do DNA de Jesus.

George Busby, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, trabalhou em um documentário do History Channel chamado ‘The Jesus Strand’, que estreou no país em 16 de abril.

Escrevendo para o The Conversation, Busby disse: “Em 2010, Kasimir Popkonstantinov encontrou o que ele acreditava ser um conjunto de ossos de um dos santos mais famosos: João Batista. Eu estava interessado no que a análise do DNA poderia nos dizer sobre aqueles ossos”.

“Quando Kasimir abriu o relicário, ele encontrou cinco fragmentos de ossos. O epitáfio na caixa menor, provavelmente usada para carregar os ossos durante as viagens, foi a evidência fundamental que o levou a acreditar que eles poderiam pertencer a João Batista”.

“A descoberta é imensamente importante, pois João Batista, além de ser discípulo de Jesus, era seu primo – o que significa que eles compartilhavam DNA”.

Busby diz que ainda não tem muita certeza de que o DNA é de João Batista, mas ele conversou com outros cientistas que extraíram diversas amostras diferentes de DNA do Sudário de Turim.

Outra equipe está trabalhando para extrair o DNA do ossuário de Tiago, uma caixa mortuária do primeiro século que pode ter abrigado os ossos do irmão de Jesus.

Busby disse: “Vamos supor por um momento que a possibilidade de contaminação fosse inexistente, e que a análise demonstrasse que o DNA do Sudário era da mesma família que o DNA do ossuário de Tiago, e que ambos estivessem relacionados com os ossos búlgaros. Será que este poderia ter sido o DNA de Jesus e de sua família?”

(Yahoo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *