Cristão pode beber cerveja sem álcool?

DSC04817

O álcool é um dos temas mais frequentes nos debates sobre o que o cristão pode e não pode fazer. O consumo do álcool é considerado pecado pela maioria dos evangélicos, embora uma pesquisa diga que cerca de 40% dos seguidores do protestantismo consomem bebidas com teor alcoólico (Saiba mais).

Agora, surgem no mercado as chamadas “Cervejas Zero”, que não possuem álcool em sua composição, prometendo manter o mais próximo do sabor da cerveja tradicional com álcool. Se é assim, o cristão pode beber cerveja sem álcool?

Tecnicamente, a Bíblia não condena a prática, pois as únicas passagens co-relacionadas com o tema encontradas nas escrituras, fala somente sobre o álcool, encontrado no vinho, o que indica que o foco da proibição do excesso prevista na Bíblia é direcionada ao álcool em si, e se a cerveja sem álcool, como o próprio nome já diz, não possui álcool, não há impedimento para seu consumo. Até porquê, o álcool é mal visto em algumas passagens bíblicas pelo fato do mesmo retirar de quem o consome o poder de discernimento, para saber o que está fazendo, e ter controle sobre seus atos. Um produto livre do álcool, então, não apresenta risco algum, e pode ser equiparado a um refrigerante ou energético.

Porém, seguindo o que Paulo diz, é sempre bom estar em paz com qualquer ato que você faça. O importante é a sua consciência não lhe condenar. Sendo assim, há a informação de que a Bíblia não condena explicitamente a cerveja sem álcool em nenhum de seus versículos, mas se você não se sente a vontade consigo mesmo e com aquilo que você acredita para consumir o produto, melhor é que não o faça, e isso não porque a Bíblia condene, mas sim porque a sua consciência condena, e a questão passa a ser puramente íntima, sua.

Jesus nos adverte que o que faz mal de verdade não é o que entra, mas sim o que sai da sua boca, pois a boca fala do que o coração está cheio. Ele tenta nos mostrar que, independentemente de simbologias, tradições e costumes, o que você carrega em seu interior é o que de fato define quem você é.

Tadeu Ribeiro
[email protected]



Comente!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tadeu Ribeiro

Tadeu Ribeiro é editor-chefe e fundador do Portal do Trono. Advogado, graduado em Direito pela UFCG. Apaixonado por Deus, pela música e pela informação. Um chamado que está sendo atendido, e edificado milhões de vidas no Brasil e no mundo.

CLOSE