Conecte-se conosco

Artigos

Fumar é pecado?

Publicado

em

Foto: Andres Siimon

As mudanças doutrinárias das Igrejas abriram as portas para a liberalização de muitos outros ensinamentos relacionados às principais doutrinas da Igreja. Por exemplo, a mudança na doutrina da cura também trouxe uma mudança no ensino relacionado ao uso do tabaco. Está claro que o ministério da idu não enfatiza mais que fumar é pecado e deve ser interrompido imediatamente.

Como membros da Igreja de Deus de Filadélfia, devemos não apenas defender as principais doutrinas restauradas à Igreja, mas também defender os ensinamentos associados a cada doutrina. Fumar é um problema para alguns frequentadores do pcg . Devemos lembrar que fumar e todos os outros usos do tabaco é um pecado grave. Vamos rever este importante assunto.

Estatísticas Horríveis

Vender produtos de tabaco é um grande negócio. As estatísticas mostram que os americanos gastam mais dinheiro em cigarros do que em sapatos. Os produtos de tabaco representaram 3,7% do total das exportações agrícolas em 1990. O valor das remessas de tabaco aumentou 86% nos últimos oito anos. O valor das remessas de tabaco em 1990 foi superior a $ 29 bilhões de dólares. Em 1990, o valor das fazendas de tabaco dos Estados Unidos era de quase US$ 3 bilhões.

Fumar e mascar tabaco tornaram-se parte integrante da cultura jovem americana. Anúncios em revistas ou outdoors mostram que fumar é “macho”, “bonito”, “sexy” ou “legal”.

Vender tabaco pode ser um bom negócio, mas é muito ruim para as pessoas. O uso do tabaco é um risco mortal para a saúde. É um fato cientificamente comprovado que fumar leva ao câncer de pulmão e à morte. No entanto, em 1990, estimava-se que os americanos consumiam mais de 710 bilhões de cigarros. Profissionais de saúde dizem que a porcentagem de casos de câncer respiratório quase dobrou em menos de 20 anos. Na verdade, 8% de todos os casos de câncer em 1989 eram de natureza respiratória.

A visão de Deus sobre fumar

Qual é a visão de Deus sobre fumar? Pessoas viciadas em cigarros são rápidas em apontar que a Bíblia não diz nada sobre fumar. Isto simplesmente não é verdade.

Herbert W. Armstrong nos ensinou que a Bíblia é um livro de leis. Ele também ensinou que as leis, reveladas na Bíblia, foram colocadas ali para produzir grande felicidade para o homem. Existem leis bíblicas que regulam a saúde. Existem outras leis bíblicas que regulam a agricultura, a alimentação, a criação dos filhos e o casamento. Se as pessoas seguissem essas leis, viveriam uma vida abundante. No entanto, a humanidade sempre escolhe violar essas leis!

Agora é verdade que em nenhum lugar da Bíblia Deus diz: “ Não fumarás ”. Mas, com o Sexto Mandamento, Ele afirma enfaticamente: “Não matarás” (Êxodo 20:13). A pergunta que precisamos responder é: fumar prejudica as pessoas?

Fumar causa a morte

Os fatos clínicos foram totalmente tabulados sobre o tabagismo. Não há dúvida de que existe uma relação direta entre tabagismo e câncer de pulmão. O câncer de pulmão mata pessoas. O ex-cirurgião geral dos EUA C. Everett Coop alertou: “O tabagismo é claramente identificado como a principal causa evitável de morte em nossa sociedade e o mais importante problema de saúde pública de nossos tempos”. causa mais doenças e mortes do que todas as outras drogas”. Um dos avisos mais atuais do Surgeon General dos EUA em um maço de cigarros afirma: “A fumaça do cigarro contém monóxido de carbono”. Leia esse aviso novamente! Inalar fumaça de cigarro é inalar monóxido de carbono! Ninguém em um estado de espírito são inalaria propositalmente monóxido de carbono. Simplificando, fumar é suicídio.

Se você fuma ou usa qualquer outra forma de tabaco, está fazendo isso contrariando as sérias advertências contra tais hábitos. Quando você fuma, está destruindo sua saúde. Outra das advertências do Surgeon General num maço de cigarros afirma: “Parar de fumar agora reduz muito os sérios riscos à sua saúde.”

Se você fuma, está deliberadamente sujeitando seu corpo a sérios danos físicos. Aqui está uma lista de alguns dos produtos químicos encontrados na fumaça do cigarro não filtrado além do monóxido de carbono: hidroquinona, metacroleína, álcool metílico, metilamina, compostos de níquel, priidina, dióxido de carbono, crotonomitrila, dimetilamina, endrina, etilamina, furfural, cádmio, nitrito de metila, amônia; formaldeído, sulfeto de hidrogênio, ddt e nicotina. Derramar esses tipos de produtos químicos em um sistema de abastecimento de água pode resultar em pesadas multas para qualquer empresa. Se você é um fumante, está poluindo seriamente seu próprio corpo e pagará uma pesada penalidade pessoal.

Além do câncer de pulmão, você também pode estar sujeitando seu corpo a outras doenças potencialmente fatais, como câncer de bexiga, enfisema, pressão alta e endurecimento das artérias que podem levar a um derrame. Do ponto de vista de Deus, há realmente alguma diferença entre apontar uma arma para sua cabeça e puxar o gatilho ou acender um cigarro? Não! Puxar o gatilho de uma arma geralmente traz a morte instantaneamente. Mas fumar também traz a morte — morte lenta e agonizante. Ambos são suicídio! Ambos são uma violação do Sexto Mandamento. Se você fuma, a coisa mais importante que pode fazer pela sua saúde é abandonar o hábito venenoso imediatamente.

Fumar é prejudicial para os outros

Alguns argumentam que, desde que eu fume não prejudique ninguém, não há problema em continuar com o hábito. Os cientistas agora provaram que a fumaça secundária produzida pelos fumantes é igualmente letal para o não fumante que vive em um ambiente de fumante. Foi relatado na revista Plain Truth que “a fumaça rejeitada contém duas vezes mais alcatrão e nicotina, três vezes mais de um certo tipo de benozopireno (um suspeito agente cancerígeno), cinco vezes mais monóxido de carbono (que rouba o sangue de oxigênio que dá vida) e 46 vezes mais amônia do que a fumaça que o fumante inala!” ( Plain Truth , “New Truth About Smoking”, janeiro de 1981).

Muitos países e muitos estados dos EUA aprovaram leis que proíbem o fumo em locais públicos por esse motivo. Fumantes não apenas arruínam sua própria saúde, mas também a saúde de outras pessoas. Os fumantes prejudicam os outros – outra violação definitiva do sexto mandamento.

Fumar — um pecado físico

Fumar também é um pecado físico! Você precisa entender o porquê. Há muitos exemplos na Bíblia em que Cristo mostrou às pessoas que seus problemas de saúde eram causados ​​pelo pecado. Um exemplo disso é a situação do homem paralítico.

Jesus estava voltando para casa de uma viagem de pregação. As pessoas trouxeram a Ele um homem deitado em uma cama. Cristo o curou perdoando seu pecado. “E eis que trouxeram-lhe um paralítico deitado numa cama; e Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico; Filho, tenha bom ânimo; perdoados te são os teus pecados” (Mateus 9:2). Quais pecados foram perdoados? Os pecados que causaram a paralisia do homem – o pecado físico.

Estas Escrituras aqui em Mateus 9 representam um conhecimento muito importante sobre a cura. Existem muitas leis físicas que Deus colocou em movimento. Essas leis regulam as funções de nossos corpos – nossa saúde. Se quebrarmos essas leis, pecamos e adoecemos. “Todo aquele que comete pecado também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4). Esta é uma verdade difícil para a maioria das pessoas aceitar. A cura é o perdão do pecado físico. “E eis que alguns dos escribas diziam consigo mesmos: Este blasfema. E Jesus, conhecendo seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Pois se é mais fácil dizer: Teus pecados estão perdoados; ou dizer: Levanta-te e anda? Mas para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados, (então disse ao paralítico) Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. E ele se levantou e foi para sua casa” (Mateus 9:3-7). Se a cura é o perdão do pecado físico, então devemos nos arrepender de nossos pecados físicos. Cristo disse ao homem curado no tanque de Betesda: “Não peques mais” (João 5:14).

Se fizermos coisas prejudiciais ao nosso corpo, como comer alimentos impróprios ou até demais dos tipos certos de alimentos (gula), pecamos contra nossos corpos e uma penalidade é imposta. A pena é a doença! Em alguns casos, a penalidade é apenas temporária, mas em outros casos pode significar lesões permanentes e morte.

Fumar e outros usos do tabaco provaram ser prejudiciais ao corpo. Fumar causará danos permanentes aos seus pulmões, que Deus projetou e criou para fornecer oxigênio vital. Jesus Cristo foi açoitado com muitos açoites para que pudéssemos ser curados de doenças (Isaías 53:5; 1 Pedro 2:24). Como podemos, como cristãos, justificar o fumo e depois esperar que Cristo nos cure das doenças relacionadas ao fumo? Fumar mostra grande desrespeito pelo sacrifício de Cristo. Se Jesus Cristo estava disposto a ser açoitado com muitos açoites para que pudéssemos ser curados, então devemos fazer todo o possível para permanecer com boa saúde! Fazer o contrário é pecado!

Templo do Espírito Santo

Vamos dar um passo adiante. Por que Deus criou nossos corpos? Paulo nos dá a resposta. “O que? Não sabeis vós que o vosso corpo é o templo do [Espírito] Santo que está em vós, o qual tendes de Deus, e não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6:19-20). Deus criou nossos corpos para abrigar Seu Espírito Santo. Deus nos criou seres humanos físicos para que possamos crescer em Seu próprio caráter (Mateus 5:48). Existe alguma justificativa para contaminar o templo de Deus com um hábito destrutivo como fumar? O uso do tabaco glorifica a Deus? Fumar agrada a Deus, honra a Deus ou serve ao propósito de Deus? Paulo também instruiu os coríntios: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Devemos trabalhar arduamente para manter uma boa saúde para que o Espírito de Deus possa operar efetivamente em nós.

Fumar — um pecado espiritual

Fumar também prejudica o fumante porque reforça traços fracos de caráter. Em outras palavras, fumar também é um pecado espiritual. Com o Décimo Mandamento, Deus ordena: “Não cobiçarás” (Êxodo 20: 17). A pergunta que precisamos responder aqui é: fumar é luxúria?

Com relação ao uso de tabaco, o Sr. Armstrong escreveu em sua Autobiografia :

“Aprendi que a Lei de Deus é Seu modo de vida . É uma filosofia básica de vida. Toda a Lei se resume em uma palavra amor . Eu sabia que o amor é o oposto da luxúria . A luxúria é o desejo próprio – agradar apenas a si mesmo . Amar significa amar os outros . Sua direção não é apenas para dentro, para si mesmo, mas para fora , para os outros . Eu sabia que a Bíblia ensina que a “concupiscência da carne” é o caminho do pecado .

“Então comecei a aplicar o princípio da Lei de Deus.

“Eu me perguntei: ‘Por que eu fumo?’ Para agradar os outros—para ajudar os outros—para servir ou ministrar ou expressar amor pelos outros—ou apenas para satisfazer e gratificar um desejo da carne dentro de mim mesmo ?

“A resposta foi instantaneamente óbvia. Eu tinha que ser honesto com isso. Minha única razão para fumar era a concupiscência da carne , e a concupiscência da carne é, de acordo com a Bíblia , pecado!”

Fumar quebra o Décimo Mandamento. Como escreveu o Sr. Armstrong, um fumante dificilmente pode alegar que fuma para agradar aos outros. As pessoas fumam para satisfazer o ego . Fumar é um desejo, uma sede de autogratificação. É luxúria! Jesus Cristo ensinou que devemos defender o espírito da lei (Mateus 5:27-28). Em outras palavras, devemos nos preocupar tanto com o que se passa em nossas mentes quanto com nossas ações.

Espiritualmente falando, nossas atitudes são muito importantes. Qual é a atitude de quem deseja os efeitos do tabaco? É cobiçar ou desejar desordenadamente aquilo que é prejudicial. O desejo errado da mente — cobiçar o fumo — é um pecado espiritual — um pecado contra o caráter justo. Como dissemos acima, fumar tornou-se parte de nossa cultura popular. Fumar é uma das maneiras deste mundo. Como cristãos, devemos sair deste mundo (Apocalipse 18:4; Romanos 12:2).

Sim, você pode parar

Muitas pessoas dizem que não conseguem parar de fumar. Isso não é verdade! Sim, você pode parar de fumar! Como você pode parar? Aqui está o método que você deve usar. Primeiro, reconheça que fumar é um pecado que o manterá fora do Reino de Deus. Paulo disse: “Porque bem sabeis que nenhum libertino, nem impuro, nem avarento, o que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus” (Efésios 5:5). Fumar é cobiça e, como Paulo afirmou aqui, idolatria!

Perceba que o pecado não tem mais poder sobre a pessoa verdadeiramente convertida (Romanos 6:14): Deus promete nos purificar do pecado, se estivermos dispostos a confessar nosso pecado. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). Em outras palavras, Deus se obrigou a nos purificar do pecado de fumar se nos arrependermos, reconhecermos nosso pecado e pedirmos a ajuda extra de que precisamos. Aprenda a utilizar plenamente o poder de Deus disponível para você. Deus o ajudará, se você orar humildemente a Ele pedindo ajuda (Salmo 103:11-14; Isaías 55:7-8).

Pare de fumar completamente. Diminuir a quantidade que você fuma não funciona para a maioria das pessoas. Fumar é um vício. Tentar parar gradualmente só alimenta o vício. Você deve parar de repente e totalmente! Não é fácil parar de repente, mas é a maneira mais bem-sucedida. Comprometa-se a desistir. Jogue fora todos os cigarros, rapé ou tabaco para cachimbo. Livre-se de todas as coisas que concentram sua atenção em fumar, como isqueiros favoritos, cigarreiras ou cachimbos. Então nunca compre mais um grama de tabaco !

O desconforto físico real da retirada da nicotina geralmente desaparece dentro de 3 a 5 dias após o seu último cigarro (isso varia de pessoa para pessoa). A retirada psicológica geralmente leva muito mais tempo. Você pode sentir tensão, fome e sintomas de inquietação. Esses desconfortos vão diminuir. Normalmente o hábito de fumar pode ser quebrado em 21 a 30 dias.

Evite situações comprometedoras. Paulo disse: “Fugi da fornicação” (1 Coríntios 6:18). Você deve aplicar este mesmo princípio ao fumar. Evite situações em que você anteriormente “acendeu”! Não deixe que outros fumantes, amigos, parentes ou situações estressantes façam com que você ceda ao seu antigo hábito. Lembre-se, apenas uma baforada fará de você um fumante habitual novamente!

Passe algum tempo com não fumantes e pessoas que apoiarão seus esforços para permanecer livre do cigarro! Outra maneira de esquecer o hábito de fumar é substituí-lo por alguma outra atividade. Estudos têm mostrado que é muito mais fácil quebrar um mau hábito e ficar livre de voltar a esse mau hábito se tivermos algo para substituí-lo. Tente se envolver em algum tipo de programa de exercícios como caminhar, andar de bicicleta ou nadar, dependendo da sua idade, capacidade atlética e saúde. Fazer um check-up físico é uma boa ideia antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios. Este é um excelente hábito de substituição.

Finalmente, não desanime ou tema o fracasso. E se você escorregar e fumar — não desista ! Você pode se livrar desse hábito com risco de vida. Ao fazer isso, você não apenas viverá uma vida melhor fisicamente, mas também viverá espiritualmente corretamente!

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página