Igreja Batista proíbe suas igrejas de chamarem pastores e cantores que cobram cachê

A Convenção Batista Nacional (CBN) publicou no Manual do Mensageiro que está proibido convidar para se apresentar ou pregar nas igrejas batistas qualquer pregador ou cantor que façam exigências financeiras.

A grande maioria dos cantores consagrados da música gospel exigem o pagamento de cachês, a cobertura de despesas e fazem algumas exigências para um camarim. Alguns deles, chegam a cobrar mais de R$ 30 mil por apresentação.

Pregadores também exigem cachês, outros pedem parte do valor arrecadado com ofertas no dia do evento ou ainda pedem aos responsáveis da igreja “uma oferta missionária”.

Outra proibição feita no Manual do Mensageiro é a participação de políticos dentro das igrejas e também nas redes sociais ou qualquer outro meio que mostre o apoio da igreja para com um partido ou um candidato político.

Diretrizes para convites de preletores e cantores e política partidária no âmbito da CBN

1- Convites a preletores e cantores no Âmbito da CBN:

“É vedado a CBN, seus Órgãos e Instituições, juntamente com as CBEs, fazer convites a pregadores, cantores e outros que façam quaisquer exigências financeiras. E também que se verifique se os convidados têm vida compatível com os valores do Reino de Deus, e da doutrina, princípios e valores da CBN.”

2- Proibição de Política Partidária no Âmbito da CBN:

“Fica proibida a divulgação de política partidária no âmbito da CBN, seus órgãos e instituições, bem como nas CBEs, seja esta propaganda realizada por meio das redes sociais qualquer outra forma de apoio ou divulgação a quaisquer candidatos e também é vedado o uso do logo da CBN por quaisquer candidatos em campanha política.”

(JM)

11 comments

  1. A CBN esta certissima, tem meu apoio 100%, a igreja que convidar qualquer cantor ou pastor pra participar de algum evento na igreja, cabe a igreja pagar somente, alimentacao, hospedagem e transporte, terrestre, aerio ou maritima..

  2. Engraçado né‼️Os loderese enchem seus bolsos com doações dos imbecis explorados em nome da fé e os artista não tem direito a cobrar‼️ Vai cantar igual então, PASTOREKO‼️

  3. A questão é que transformaram adoração de louvor puro e simples, com louvação que envaidecem seus praticantes. Fica ainda mais complexo quando um grupo ou cantor, que alcança admiração do público cristao, começa a exigir valores que muitas igrejas jamais teriam condições de convidá-los.
    Creio que os verdadeiros adoradores não cobram, mas sim fazem o trabalho cientes que a igreja dará uma oferta especial. ESTA É A MELHOR CONDUTA dos cantores e grupos. – Tijuca – RJ.

  4. “… DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRACA DAI.” Mateus 10:8

    Quando vejo uma notícia como essa percebo o quanto ainda vivemos em Oséias 4:6 “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.”

    Talvez vc já tenha citado esse texto, fora do contexto como pretexto para não pagar o salário de um trabalhador, ou para concordar com esse tipo de “calote”.

    Vamos ler todo o texto do qual esse trecho faz parte?

    Mateus: 10. 1. E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.
    2. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
    3. Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
    4. Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
    5. A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
    6. mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
    7. e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
    8. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
    9. Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos;
    10. nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu salário.

    O versículo 1 fala o que Jesus deu de graça aos seus discípulos; poder pra expulsar demônios e curar enfermos e no 8 isso é bem explicado: curem os enfermos e expulsem os demônios, de graça recebestes, de graça dai.

    Já os versos 9 e 10 dizem para os discípulos não levarem nada, nem OURO, NEM PRATA, COBRE, ALFORGE, NEM DUAS ROUPAS, NEM SANDÁLIAS e explica o porquê, pois o trabalhador é digno do seu SALÁRIO , isso mesmo, a obra de Deus é um trabalho, não obstante chamamos de OBRA.

    Não é pra levar ouro, prata e cobre (dinheiro de qualquer especie) pois quem te receber é que vai te dar, não leve nem roupa ou calçados tudo isso é de responsabilidade de quem te convida ou te recebe.

    Proibir chamar músicos e pregadores que cobram é no mínimo uma ofensa. É como dizer que a obra do Senhor não vale nada. Me lembro bem que quando Saul queria ir a Samuel apenas para saber das suas jumentas e ele ficou receoso pq não tinha dinheiro, so foi qdo o seu servo disse possuir ainda dinheiro para dar ao profeta.

    Ser um pregador ou músico exige tempo, dedicação, investimento, aulas, formações…

    Não vejo instrumentos sendo dados de graça, e o tempo pra aprender? Pra ser virtuoso? Pra cantar bem? Pra preparar uma apresentação? Os estúdios para ensaio não são de graça. E a equipe de trabalho que marca os compromissos, que auxilia, que secretaría, que acessora? E os técnicos de som, de iluminação? E o tempo em que se fica na estrada viajando longe dos filhos, cônjuge, família? E a manutenção dos instrumentos e equipamentos? Esses equipamentos são de graça?

    Até agora não vi nada disso que citei, e não citei tudo, ser de graça, isso é uma desculpa esfarrapada e cruel para não asalariar um trabalhador trazendo a ideia de que trabalhar pra Deus é trabalhar de graça.

    Isso é resultado de amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males. Se os cachês são altos e tem sido pagos é pq quem chama tem condições de pagar, os cachês geralmente não são padronizados, seguem critérios, qual evento, se é na igreja, se é cobrado ingresso…

    Enfim, a palavra de Deus é de graça, a pregação que vc gosta de ouvir depende do instrumento, se não fosse assim era só vc ler a bíblia, pra que pregador? Quanto a música então, louvar e adorar é de graça, ouvir a voz que vc gosta e os músicos que alegram seu coração fazendo com que eles se dediquem para serem bons e deixem suas famílias pra estar com vc tem preço.

    Todo conhecimento tem um preço assim como todo trabalho, por tanto deixemos de amar ao dinheiro e passemos a nos amar e dar honra a quem tem honra.

  5. Na realidade as igrejas não todas, como pastores e levitas, já perderam a essência do genuino evagelho há muito tempo. Percebemos não todos cristão, mais alguns quando o louvor é com unção ou não. Eu sempre digo que naquele grande dia teremos grandes surpresas e muito pranto haverá desses tais.

  6. A Igreja Batista está muito certa, parabéns pela tomada de decisão, essas pessoas que cobram caches, com o se a Igreja fosse um grande club, e esses que além do cache altíssimo querem parte da oferta do dia e mais uma oferta missionária, desculpe é muita cara de pau; essas pessoas não estão querendo evangelizar e muito menos louvar e bendizer o nome de Deus e seu filho Jesus Cristo, eles estão querendo uma brecha para enriquecer suas contas bancárias já que o mundo não esta mais te dando oportunidade. Fez bem a CBN estão cobertos de razão. A Igreja (o templo) é para louvar e Glorificar ao Nosso Deus e seu filho amado Jesus Cristo e o Espírito Santo, quem quiser ganhar dinheiro que procure outra profissão.

    1. eu concordo com a igreja Batista agora se a pessoa pedi uma ajuda para pagar uma conta comer ou outra coisa aí sim agora colocar preço específico para prega e louvar discordo

  7. SOU BATISTA DE BERÇO. POR CONVICÇÃO POR CONVERSÃO;;;;JAMAIS EM TODA A MINHA VIDA EVAnGELISTA COBREI OU COBRAREI. aO CONTRÁRIO, SOU UMA SERVA DE DEUS que ao levar a palavra costumo levar um agrado algo que supra a necessidade momentania da pessoa a qual estou evangelizando. é pela graça que tenho o dom de evangelizar e ganhar vidas para Cristo e é de graça feliz e alegremente que cumpro o que foi me ordenado. Ide e pregai o evangelho a toda criatura,. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *