Luciana Genro vence Pastor Everaldo nas eleições 2014

luciana genro pastor everaldo

A candidata do PSOL à presidência Luciana Genro, chegou a dizer em entrevista ao jornal O Globo que ganhar do candidato do PSC Pastor Everaldo já seria uma grande vitória para ela, pois isso representaria, segundo ela, uma vitória dos progressistas sobre os reacionários: “Vai mostrar que essas bandeiras têm mais força que o conservadorismo representado pela candidatura do pastor.”

Pastor Everaldo chegou a aparecer em quarto lugar, com 6% das intenções de voto. Mas após os debates que o candidato participou, os números caíram drasticamente, assim como os de Marina Silva (PSB). Luciana fez o contrário, de 0% subiu para 2% nas últimas semanas, depois de ser um dos destaques nos debates da Band, Record e Globo.

E o que a candidata do PSOL esperava, aconteceu. Luciana venceu o Pastor Everaldo e ficou em 4º lugar na votação desse ano, com 1,55% dos votos. Ela teve 1.612.186 votos, contra apenas 780.513 do Pastor Everaldo (0,75% do total), o que representa quase 1 milhão de votos a mais. O candidato do PRTB Levy Fidélix, que se envolveu numa polêmica com a classe LGBT, onde ele afirmou que por ter princípios cristãos não iria incentivar a união gay, obteve 446.878 votos, ficando em 7º lugar.

Outro resultado inusitado foi os dos três primeiros lugares: Aécio Neves superou a candidata Marina Silva e se garantiu em segundo lugar. Dilma liderou com 41,5% dos votos (mais de 43 milhões de votos), contra 33,55% de Aécio Neves (quase 35 milhões de votos) e 21,32% de Marina Silva (mais de 22 milhões de votos).

Agora PT e PSDB lutam pelo apoio da candidata do PSB, que pode decidir as eleições desse ano. Um resultado que poucos imaginariam, e que a todos surpreendeu.

Tadeu Ribeiro
[email protected]