Warning: Illegal string offset 'onoff' in /srv/users/serverpilot/apps/portaldotrono/public/wp-content/themes/nextmagazine/header.php on line 19
O problemão da gravidez na adolescência - Portal do Trono
Gospel Prime Noticias Gospel Musicas Gospel Videos Gospel Letras de músicas gospel Cifras Gospel Estudos Bíblicos

VEJA TAMBÉM...

O problemão da gravidez na adolescência

22 mai, 2012

Com o movimento atual de que “sexo é fundamental”, os jovens tem iniciado sua vida sexual bem mais cedo do que o normal. Ser virgem hoje em dia é sinônimo de ser “criança” ou de ser “atrasado”, “fracote”, etc. Afinal, “um jovem que se preze não é, jamais, virgem.” Com isso, vem a falta de consciência, onde o termo “prevenção” passa bastante longe da cabeça de muitos. Sem a prevenção, coisas ruins, com o as DST’s e uma gravidez inesperada e indesejada correm o risco de aparecer, sem pedir licença, na vida de muitos jovens.

Mas muitos desconhecem ou até mesmo ignoram os preceitos bíblicos sobre este assunto, sofrendo assim, as consequências para o seu pecado.

A maternidade expressa um amor humano com uma pitada de divino. É um momento especial na vida de qualquer mãe, e uma fase de decisões para os papais. Afinal, é uma vida que está sendo lançada no mundo, é “mais um”, que correrá atrás do seu próprio sustento e enfrentará as adversidades e obstáculos impostos pela vida. É muita responsabilidade. E para tanto, é necessário um planejamento. Pense: Se você não conseguiu se prevenir contra a gravidez, terá problemas muito maiores para criar o seu filho.

Muito mais do que a falta de informação, a gravidez na adolescência está ligada às características próprias dessa fase da vida. A onipotência do “comigo não acontece”, a impetuosidade do “se der errado, depois agente vê”, a busca de identidade no “se eles acham que isso é certo, eu faço o contrário”, a energia de “vamos ver o sol nascer depois a gente vai direto para aula”…Junte a estas atitudes o pouco ou nenhum diálogo com a família, além da angústia do conflito entre o desejo e as conseqüências, para que a gravidez aconteça. Depois o argumento mais ouvido é: “não pensei que fosse engravidar”.

A juventude é uma parte de nossas vidas que serve de transição da infantilidade para a responsabilidade, por isso, estamos sujeitos a pensamentos e ideologias erradas, mas se tivermos a cabeça no lugar (isto não significa ser careta), iremos desfrutar de todo o conteúdo que podemos aproveitar dessa fase. Não é engravidando, ou até mesmo perdendo a virgindade, que iremos “aproveitar ao máximo” tudo isso. Sonhar nos campos do Senhor vai muito além de tudo isso, essas atitudes devem ser deixadas para os outros, não para nós.

A mídia pode até mostrar que o sexo é bom, que ser mãe é legal, e nisso não há mentira alguma, mas, para tudo há o seu tempo certo. Deus determinou um tempo para tudo. Namorar, planejar, conversar, re-planejar, conversar novamente, casar e ter filhos é o melhor “caminho” a ser seguido. Tudo com a cabeça no lugar. Nos dias de hoje, é muito perigoso ficar à mêrcer das consequências dos nossos atos. Deus nos deu uma cabeça não para batermos na parede mas para pensarmos.

Se você está lendo tardiamente esta matéria, uma coisa deve ser feita antes de qualquer atitude: Entregue-se, juntamente com o seu filho, ao Senhor e confie o seu caminho a Ele. Jamais pense que Deus não te ama, nem que Ele não ama o seu filho, o Senhor tem um propósito especial para cada um de nós. O que Ele preparou para você e para a sua geração se cumprirá, basta apenas você dar espaço. Não há como remediar uma gravidez, a não ser com um aborto (que lhe traria para você a culpa da morte de um inocente, um homicídio claro!), mas há como enfrentar esse problema: Com Jesus! Ele tem a direção certa pra qualquer situação que venhamos enfrentar, inclusive pra essa. Ele, mais dia menos dia, transformará esse “problema” em bênção pra sua vida.

Na próxima semana falaremos sobre o perigo das Drogas! Confira mais matérias da série “O Prazer da Juventude” em: www.portaldotrono.com/oprazerdajuventude

NEle, que espera de nós uma posição de verdadeiros filhos de Deus,

Tadeu Ribeiro
tadeuribeiro@portaldotrono.com

Bibliografia Consultada:
Site Boa Saúde (UOL) – http://boasaude.uol.com.br/Lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3072&ReturnCatID=1781

Deixe uma resposta

Sobre o Autor

Tadeu Ribeiro

Tadeu Ribeiro é editor-chefe e fundador do Portal Diante do Trono. Atualmente é estudante de Direito na Universidade Federal de Campina Grande. Apaixonado por Deus, pela música e pela informação. Filho, irmão, e servo do Deus altíssimo. Um chamado que está sendo atendido, e edificado milhões de vidas no Brasil e no mundo.

Real Time Web Analytics