Gospel Prime Noticias Gospel Musicas Gospel Videos Gospel Letras de músicas gospel Cifras Gospel Estudos Bíblicos

VEJA TAMBÉM...

Santa Sé anuncia prejuízo de mais de 15 milhões de euros

06 jul, 2012


A crise financeira na zona do euro acabou atingindo o Estado do Vaticano, nesta quinta-feira (5) a Santa Sé anunciou que em 2011 teve um déficit orçamental de 14,9 milhões de euros.

Enquanto em 2010 o Estado teve lucro de quase 10 milhões, segundo a Agência Financeira de Portugal.
Entre os principais pontos que interferiram neste resultado estão os altos gastos com funcionários e também o investimento feito na imprensa. Para tentar equilibrar as contas, o Banco do Vaticano chegou a transferir 50 milhões de euros, mas nem mesmo essa medida impediu o prejuízo.

O comunicado divulgado mostra que o orçamento de 2011 foi aprovado pelo Conselho dos Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizacionais e Econômicos da Santa Sé. “As despesas mais significativas foram as relativas as pessoas e à imprensa e meios de comunicação, de forma geral”, diz trecho do texto.
Para esse ano os cardeais defendem “prudência e limitação de custos”, para que o balanço final não seja tão baixo como o do ano passado.

De acordo com a Agência Financeira em 2011 as doações dos fiéis católicos aumentaram de 67,7 milhões de dólares (53,8 milhões de euros) para 69,7 milhões de dólares. O Banco do Vaticano deu ao papa Bento XVI 49 milhões de euros “para apoiar o ministério apostólico e de caridade”.

A administração da cidade-Estado do Vaticano também teve altas, o valor positivo se deu graças ao turismo, sendo que as bilheterias dos museus do país impulsionaram o resultado que ficou em 21 milhões de euros.

Fonte: Gospel Prime

Sobre o Autor

Tadeu Ribeiro

Tadeu Ribeiro é editor-chefe e fundador do Portal Diante do Trono. Atualmente é estudante de Direito na Universidade Federal de Campina Grande. Apaixonado por Deus, pela música e pela informação. Filho, irmão, e servo do Deus altíssimo. Um chamado que está sendo atendido, e edificado milhões de vidas no Brasil e no mundo.