Ufa! DT14 Foi Gravado em Natal

Por Tadeu Ribeiro
De Natal – RN

Muitos podem se perguntar o porquê do “Ufa!”, e é bem fácil de se explicar: Acho que essa gravação quebrou recordes no quesito “Dificuldade”, e quase que a gravação não saía. As dificuldades começaram quando a chuva aqui em Natal começou a ficar mais intensa. O dia inteiro ficou nublado e parcialmente nublado com períodos de chuviscos e até mesmo de chuva mais forte. Essa foi a primeira barreira, já que o álbum se chama “Sol da Justiça”, e era esperado por todos que fosse capturado o pôr-do-sol de Natal, que é um dos mais lindos do Brasil. Embora isso tenha acontecido, quanto mais nublava e chuviscava, mais e mais pessoas chegava à grande fila do coral, que bem cedo já tomava proporções gigantescas. A gravação começou chovendo mas cedeu depois de alguns instantes. No medley do Asaph Borba a chuva voltou e proporcionou até mesmo um “Espôntaneo da Chuva”, quando todos cantaram “Chuvas de Bênçãos”, um famoso corinho pentecostal.

O palco quase que não ficava pronto a tempo. A equipe técnica virou a noite na Praia do Meio, pra deixar tudo pronto até à gravação. O ensaio geral que ia acontecer na praia junto com a equipe do Diante do Trono não pôde acontecer, visto que o palco não estaria pronto a tempo. Alguns LED’s e recursos em 3D não funcionaram, e o motivo não sabemos qual foi. Mesmo assim, o palco ficou muito lindo e superou o de algumas gravações passadas. Alguns probleminhas técnicos e a própria chuva fez com que a gravação tardasse a começar. O início estava previsto para as 16h, mas ela só começou por volta das 18:30h.  Há rumores de que foi-se pensado em adiar a gravação para segunda-feira, mas pela questão das caravanas e do pessoal de cidades vizinhas, a hipótese foi rejeitada.

Mas nem de sufocos a gravação foi feita, ela foi bastante emocionante e inovadora para o ministério. Como Helena Tannure mesma disse, do DT1 ao DT13, o Diante do Trono era uma coisa, do DT14 em diante, o Diante do Trono será outro. A gravação contou com uma presença maior do backing vocal que se apresentou em diversas canções. Eles estavam bem mais soltos e livres no palco, sem aquele ar de “disciplina” que é passado em gravações anteriores, onde eles ficam “presos” atrás da Ana. Eles puderam se soltar e agir por conta própria, como na canção “Sol da Justiça”, onde até uma coreografia eles fizeram.

O clamor pela nação e pelo litoral brasileiro foi feito pela Renata Valadão. Neste ano não tivemos um clamor tão grande como de costume. Foi uma oração de mais ou menos 10 minutos. A gravação não conteve tantos espôntaneos também, e a maioria eram embutidos nas canções. O espôntaneo de destaque foi o do André Valadão, no medley DT Cura. Asaph Borba também participou da canção “Um”, e o medley dele foi logo após. Todos (Helena, João Lúcio, Nívea, Mariana, e o restante) participaram do medley, de mãos dadas. Um momento bastante emocionante e único, onde a unidade foi fortalecida entre os presentes. A canção de destaque da noite foi “Me Ama”, que promete ser a melhor canção do álbum. Todos se entregaram em adoração e um momento de muito choro e quebrantamento pôde ser percebido. A canção conteve um espôntaneo e o coral participou de forma sobrenatural.

Contrariando o que foi noticiado, Ana Paula Valadão não trocou de figurino em momento algum. E o back-vocal não usou as roupas que estavam previstas para serem usadas. Eles vestiram as camisetas oficiais da gravação, desenvolvidas pela Quartel Design. Todos comentavam isso, e não sabemos o motivo de não ter havido essas trocas de figurino e o uso de tudo o que estava previsto para ser usado; há quem aposte que foi direção de Deus, uma certa crucificação da vaidade.

As expectativas de público foram superadas e 120.000 pessoas, segundo a PM, lotaram a praia do Meio, tornando o DT14 a 6ª maior gravação do Diante do Trono. Não presenciamos ocorrências policiais, já atendimentos ambulatórios não faltaram, pela grande quantidade de pessoas que estavam no local, fazendo com que alguns passassem mal e até mesmo desmaiassem.

No mais, a gravação seguiu o mesmo ritmo das anteriores, sempre surpreendendo e tocando de forma profunda os corações que estavam ali presentes. Tivemos acesso ao local de recepção de vídeos e pelo que pudemos ver, o DVD será muito lindo, com uma imagem parecida com o do Tua Visão.