Uma das maiores cantoras gospel do Brasil, Ana Paula Valadão faz 41 anos

Hoje (16) é aniversário de uma das maiores cantoras cristãs do país. Ana Paula Valadão completa 41 anos de vida, sendo 20 de ministério Diante do Trono, da qual é líder desde seu início, em 1997.

A mais velha entre seus irmãos – André e Mariana, Ana Paula é mãe de Isaque (11) e Benjamin (7). Por muitos anos, foi considerada a maior cantora gospel da América Latina, e vendeu mais de 10 milhões de cópias das canções do Diante do Trono, que são assinadas por ela.

Dona de um temperamento forte, embora de voz doce e aguda ao mesmo tempo, Ana Paula saiu de uma certa passividade e passou a ter e defender suas crenças pessoais na internet nos últimos anos, que lhe renderam algumas polêmicas que até hoje ecoam em algumas ocasiões.

Compositora de mão cheia, foi a responsável também por traduzir algumas canções que eram sucesso no mundo e que a partir dela foram sucesso nas igrejas brasileiras, como “Aclame ao Senhor” (Diante do Trono Vol.1) e “A Ele a glória” (Exaltado). Suas composições próprias ganharam destaque até na voz de padres católicos, como “Seja o centro” que foi gravada pelo Padre Marcelo Rossi. Seu maior sucesso, “Preciso de Ti”, foi a música mais vendida da história da música gospel no Brasil, e foi escrita enquanto ela passava por um momento muito difícil, onde seu marido, Pr. Gustavo Bessa, havia sofrido um acidente com um jet ski, e acabou ficando dependente dela até para fazer suas necessidades físicas.

Outro ponto marcante de sua carreira foi a cura de sua esterilidade, já que sempre sonhou em ser mãe, embora sem sucesso. Sua frustração rendeu a composição “Esperança”, outro clássico da música evangélica nacional. Um ano depois de gravar o álbum homônimo em Salvador, com a presença de 1.200.000 pessoas, o milagre veio, e na gravação do álbum “Ainda existe uma cruz”, em Porto Alegre, ela já esperava seu 1º filho Isaque, o “filho da promessa”.

Hoje, Ana Paula mora com o marido e os filhos em Dallas, nos EUA. Lá ela desempenha a função de professora de adoração no CFNI, onde estudou quando mais nova. Cerca de 90% do seus direitos autorais são destinados à obras missionárias na Índia e no sertão do nordeste brasileiro, e sua influência impressiona por se manter como uma líder de renome, mesmo após tantos anos.

Hoje ela publicou um vídeo onde diz que o presente que pediu ao seu esposo foi passar o dia com ele e com sua família, e se declarou dizendo que “é melhor serem dois do que um”, numa referência a Eclesiastes 4:9. Assista:

Tadeu Ribeiro
[email protected]