A internet foi surpreendida nesta segunda-feira (05/08), com a notícia da morte do escritor e líder religioso Daniel Mastral, encontrado morto em sua residência na Aldeia da Serra, São Paulo. O corpo foi localizado no quintal por um segurança do condomínio, que imediatamente acionou a Guarda Municipal. O corpo estava caído em uma área de mata, com ferimento na cabeça.
Daniel tinha 57 anos e era conhecido por sua trajetória de transformação espiritual, do satanismo ao cristianismo evangélico.
Nos últimos anos, a vida de Mastral foi marcada por tragédias pessoais. Em 2018, seu filho cometeu suicídio, e em 2021, sua esposa, Isabela Mastral, faleceu devido a um enfarte agudo do miocárdio. Essas perdas levantaram a suspeita de que Mastral possa ter tirado a própria vida, hipótese que será investigada pelo Instituto Médico-Legal de Osasco.
No entanto, Victor Stavale, amigo próximo de Daniel, contestou veementemente essa possibilidade nas redes sociais. Ele afirmou: “Não foi suicídio. Eu não aceito filho da puta nenhum, pode ser investigador, pode ser o caralho, eu não aceito ninguém falando que isso foi suicídio. Ninguém. O Daniel era pacifista, eu não sou. Eu não sou. Eu mobilizo essa internet inteira, eu viro esse país do avesso. Mas Daniel Mastral não foi suicídio.”
Victor relatou ter se encontrado com Daniel na semana anterior à sua morte. “Eu encontrei com ele semana passada na quarta-feira. Cheio de vida. Me abraçou, chorou comigo na mesa. Me expôs tudo o que ele sabia. Eu expus tudo o que eu sabia também. A gente tava marcando podcast. Tem grupo no WhatsApp marcando podcast. Ele ia pro Podpah, sei lá, semana que vem. Não foi suicídio, cara. Não foi suicídio, não foi. Ele me mandou mensagem ontem, ontem mesmo ele me mandou mensagem perguntando como é que fazia os negócinhos do TikTok, ele tava super empolgado. Não foi suicídio.”
Daniel Mastral era um autor prolífico, com mais de 30 livros publicados, incluindo o best seller “O Filho do Fogo”. Além de sua carreira literária, ele mantinha um canal no YouTube com mais de 85 mil inscritos, onde compartilhava reflexões e ensinamentos semanais.