Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Defesa Civil inicia remoção de destroços após desabamento de teto de igreja no Recife; quadra esportiva será adaptada para atividades

Publicado

em

Foi iniciado na manhã deste sábado (31) o processo de remoção dos destroços após desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife . A estrutura desabou, na tarde da sexta-feira (30), quando cerca de 70 pessoas aguardavam a distribuição de cestas básicas, deixando dois mortos e 25 feridos.

Segundo a Defesa Civil do Recife, uma empresa especializada em demolições e remoções já está no local. Uma quadra poliesportiva situada ao lado do santuário será adaptada, ainda durante este sábado, para a realização dos eventos religiosos e de suporte às vítimas.

A previsão da Defesa Civil é de que todo o processo de remoção dos destroços do telhado dure cerca de um mês. Uma vistoria será realizada no local para verificar a estrutura e segurança das paredes que seguem em pé, mas ainda não há previsão de quando será realizada, segundo o órgão.

“O trabalho específico da Defesa Civil é ver as estruturas. Analisar todos os riscos, o cenário, para evitar a possibilidade de mais danos humanos e materiais. A gente já avaliou toda a parte estrutural e o próximo passo é fazer a remoção e retirada do entulho”, explicou o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cassio Sinomar.

A primeira etapa para a retirada dos escombros é a adaptação do local para a entrada do maquinário. As escadas entre a rua e a igreja serão transformadas em rampas de acesso e um poste ao lado da estrutura já foi removido. De acordo com o secretário executivo, a ideia é preservar os bens e estruturas que permanecem intactos, como parte da vidraçaria.

“A gente vai entrar com máquinas, fazer uma retirada bem planejada com toda a equipe técnica de engenharia. Analisamos as melhores possibilidades para fazer essa remoção. As máquinas vão entrar, fazer os cortes para a retirada em partes de pedaços e também para evitar mais danos na parte estrutural”, explicou Cassio Sinomar.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o alambrado que rodeia a quadra será retirado e toldos serão colocados para cobrir a estrutura que vai funcionar provisoriamente atendimento às demandas da igreja.

A expectativa é de que a estrutura já esteja montada antes das 18h, quando o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e reitor do Santuário do Morro da Conceição, padre Emerson Borges, celebram uma missa em homenagem aos mortos e feridos.

+ Acessadas da Semana