Um caso chocante foi recentemente divulgado na República Tcheca, onde um padre protagonizou um ato brutal de automutilação em decorrência de um surto psicótico desencadeado pela picada de um carrapato.
O religioso foi encontrado desacordado em seu quarto por membros da paróquia, que notaram sua ausência em uma reunião agendada anteriormente. Ao lado dele, jazia seu próprio órgão genital, removido com o uso de uma faca, envolto em uma poça de sangue.
O vigário geral da diocese de České Budějovice, David Henzl, comentou sobre a situação, afirmando: “Ele está inconsciente na enfermaria. Foram detectados danos ao sistema nervoso central, que são de origem viral. Devido a essas circunstâncias, é impossível descobrir o que realmente aconteceu.”
De acordo com informações do jornal tcheco Blesk, o padre entrou em surto devido a uma infecção viral com sintomas que se assemelham a uma meningite aguda ou encefalite após ser picado pelo aracnídeo. Os quadros de encefalite por carrapatos afetam o sistema nervoso central, podendo induzir delírios e alucinações em humanos e outros animais.
A disseminação da doença ocorre principalmente através da picada dos carrapatos contaminados, mas também pode se dar pelo consumo de leite não-pasteurizado de animais doentes.
Vale ressaltar que em abril de 2023, o Reino Unido confirmou seu primeiro caso de encefalite transmitida por carrapatos. Embora os riscos sejam considerados baixos, a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) recomenda precauções, como o uso de roupas compridas e medidas de proteção em áreas propícias à presença desses aracnídeos, como campos, fazendas e prados.
🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR!