Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Padre mineiro que toma 281 comprimidos por dia deixa a UTI

Publicado

em

Padre mineiro Márlon Múcio, de 52 anos, recebeu alta da UTI nesta quinta-feira (11/9)

O padre mineiro Márlon Múcio, de 52 anos, recebeu alta médica nesta quinta-feira (11/9), depois de permanecer 11 dias internado na UTI de um hospital em São José dos Campos (SP). Em vídeo publicado nas redes sociais, ele apareceu ao lado da mãe para agradecer as orações.

“Obrigado pelas orações. Ainda estou um pouco dolorido e rouco. A cabeça tem horas que fica um pouco confusa, mas também foram onze dias na UTI”, disse o sacerdote.

Ele foi hospitalizado no dia 1º de setembro, devido a fortes dores provocadas por uma dobra na parede direita da traqueia. Durante o tratamento, precisou receber morfina para aliviar o quadro.

  Não foi a primeira internação recente: em maio, o religioso já havia permanecido 16 dias hospitalizado por complicações da Deficiência do Transportador de Riboflavina (RTD), doença rara da qual é portador. Essa condição atinge cerca de 15 pessoas no Brasil e 350 no mundo. Como parte do tratamento, o padre precisa tomar diariamente 281 comprimidos.

A trajetória e a doença

Natural de Carmo da Mata (MG), padre Márlon convive com os sintomas da RTD desde a infância. Aos sete anos, perdeu a audição, e aos 14 começou a enfrentar dificuldade para mastigar. O diagnóstico correto, no entanto, só veio aos 45 anos.

Em 2010, a saúde piorou e ele passou a depender de um respirador em tempo integral. Sua luta inspirou o filme “Milagre Vivo”, que narra sua história de fé e superação. Além disso, fundou em Taubaté (SP) um hospital voltado para pessoas com doenças raras.

O que é a RTD?

A Deficiência do Transportador de Riboflavina (RTD) é uma condição genética rara e progressiva que compromete neurônios motores e sensoriais. Os principais efeitos incluem fraqueza muscular, dificuldade para enxergar, ouvir e engolir, além de insuficiência respiratória. A doença ocorre por falha no transporte da riboflavina (vitamina B2) para dentro das células, nutriente essencial para o metabolismo.

+ Acessadas da Semana