Conecte-se conosco

Turismo

10 principais atrações turísticas de São Paulo

Publicado

em

A maior cidade do Brasil, São Paulo, oferece uma intensa experiência cultural. Plantas tropicais, pessoas carismáticas e cores vivas e brilhantes, sons e aromas cercam cada viajante aqui, desde o momento em que descem do avião. É uma cidade de caldeirão e tem grandes populações integradas de culturas italiana e japonesa, entre outras. Essa fusão de cultura criou uma bela combinação de arte, cena culinária e música que vale a pena explorar. Confira alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo :

1. Parque do Ibirapuera

Resposta de Sampa ao Central Park, o Parque do Ibirapuera funciona como um importante local de lazer e é uma das principais atrações turísticas de São Paulo. Possui trilhas para caminhada e corrida, ciclovias, bosques, lagos, quadras de esportes e áreas de lazer que atraem moradores da cidade de todas as idades. As bicicletas também podem ser alugadas. Existem vários edifícios e esculturas aqui de destaque, incluindo vários museus e igrejas, juntamente com um grande obelisco comemorativo da revolução e uma estátua de Pedro Álvares Cabral. Todo o parque tem vista para um lindo lago. A entrada no parque é gratuita, exceto quando se trata de eventos especiais.

Parque do Ibirapuera – Foto: Rodrigo Soldon/Flickr

2. Pinacoteca do Estado

Considerado um dos mais importantes museus de arte do Brasil, a Pinacoteca abriga o mais antigo museu de arte de São Paulo. O museu é um dos melhores exemplos de arte brasileira do mundo e abriga muitas das peças brasileiras mais importantes do século XIX, além de algumas mostras modernas. Ele também contém uma série de obras europeias e algumas exposições de artesanato artesanal, como fabricação de papel. O museu encontra-se num grande palacete do século XIX no Jardim da Luz, na baixa.

Pinacoteca do Estado – Foto: Luís Guilherme Fernandes Pereira/Flickr

3. Avenida Paulista

Os 2,8 km de extensão da Avenida Paulista eram originalmente uma rua residencial repleta de grandes mansões ornamentadas pertencentes aos barões do café. Muitos deles foram demolidos na década de 1950 e substituídos por grandes edifícios de vários andares. Continua sendo um centro de luxo e negócios, e é muito parecido com Park Avenue Meets Wall Street em Nova York. Hoje, muitos dos principais bancos de São Paulo têm sua sede aqui, além de algumas das melhores escolas preparatórias do país. A avenida abriga um parque nativo desde seus dias de mansão, vários museus e centros culturais, e é uma das principais vias para desfiles da cidade, corridas de rua e outros eventos de orgulho.

Avenida Paulista – Foto:
Leonardo Aguiar/Flickr

4. Museu da Língua Portuguesa

O objetivo deste museu é criar uma experiência interativa com a língua portuguesa que seja divertida e educativa tanto para os novatos no idioma quanto para os falantes nativos ao longo da vida. Grande parte da apresentação centra-se na história da língua, nas protolínguas e nas várias origens e culturas que falam a língua portuguesa. Embora existam algumas nuances linguísticas que podem passar por cima da cabeça de um não falante, ainda há muito a ver tanto para o linguista quanto para o viajante que fala português do guia.

Museu da Língua Portuguesa – Marilane Borges/Flickr

5. Theatro Municipal de São Paulo

Esta maravilha arquitetônica ornamentada e dourada foi criada para mostrar a importância de São Paulo no cenário artístico internacional. Projetado em homenagem ao Palais Garnier em Paris, o Theatro Municipal fez sua estreia mundial em 1922 como uma importante vitrine de artes quando sediou o ano da arte moderna. Recentemente restaurado à sua opulência original em 2011, o teatro continua a receber óperas de classe mundial e outras apresentações dramáticas, muitas vezes com estrelas internacionais.

Theatro Municipal de São Paulo – Foto: O Fotógrafo

6. Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Sede da melhor coleção de arte europeia da América do Sul e possivelmente do Hemisfério Sul, o MASP é imperdível para qualquer amante da arte que viaja para São Paulo. A experiência artística começa antes da entrada, pois o projeto arquitetônico único criado por Assis Chateaubriand é uma obra em si. A coleção é vasta e abrange vários dos mais conhecidos mestres europeus, incluindo Rubens e Rembrandt, Botticelli e Picasso, Goya e Cézanne, além de uma seção dedicada aos primeiros mestres das Américas. O museu é grande, e quem gosta de ver as pinturas em profundidade deve planejar dois ou mais dias aqui.

Museu de Arte de São Paulo (MASP) – Foto: Benjamin/Flickr

7. Bairro da Liberdade

A Liberdade é considerada o bairro japonês de São Paulo, embora hoje em dia mais chineses e coreanos habitem essa área, com muitos dos japoneses étnicos se mudando para áreas mais nobres. A entrada é encontrada por um grande arco vermelho que é usado na arquitetura japonesa antiga para marcar a entrada dos templos xintoístas. Uma feira semanal acontece na praça principal aqui, onde artesanato tradicional asiático e de inspiração asiática pode ser vendido na rua. Importações japonesas de todos os tipos, grandes mercados asiáticos e outras lojas japonesas são encontradas em abundância aqui. A Praça da Liberdade e as ruas vizinhas acolhem várias comemorações. Entre os mais populares estão o Ano Novo Chinês e o Sendai Tanabata Matsuri, em julho.

Bairro da Liberdade – Foto: Lauro Maia/Flickr

8. Mercado Municipal de São Paulo

Este edifício do mercado fica ao longo do rio Tamanduateí, e é um belo edifício art déco abobadado com setenta e dois vitrais criados pelo mesmo artista de vidro russo que criou a Catedral de São Paulo. Dentro há um agradável mercado especializado em alimentos frescos e produtos secos. Também é um ótimo lugar para provar algumas delícias clássicas de Sampa: sanduíches e pastéis de mortadela, bolsões de massa recheados com carne, queijo ou peixe e depois fritos.

Mercado Municipal de São Paulo – Foto:
Lubasi/Flickr

9. Museu do Futebol

O museu definitivo para os fãs de futebol, o Museu do Futebol oferece exposições tradicionais, vídeos e exibições interativas. Desde informações sobre jogadores famosos e jogos famosos até instruções básicas sobre como o jogo é jogado, o museu tem coisas para pessoas em todos os níveis de fandom, e até mesmo para aqueles que estão pensando em se tornar fãs. Também não é apenas um lugar para assistir, mas para descobrir a velocidade de um chute quando acertado além de um recorte do goleiro. Devido ao grande número de coisas práticas para fazer, é o lugar perfeito para levar crianças ativas, principalmente se forem fãs de futebol.

Museu do Futebol – Foto: Museu do Futebol

10. Catedral de São Paulo

Esta é a maior igreja da cidade (mas não do estado) de São Paulo, e pode acomodar 8.000 pessoas. É uma catedral de estilo neogótico do século XX com uma grande cúpula e foi construída com mais de 800 toneladas de mármore. Grande parte da decoração interna do prédio tem homenagens esculpidas e esculpidas (embutidas como mosaicos e madeira) ao Brasil, como abacaxis, grãos de café e tatus. Embora toda a catedral seja impressionante, o órgão de doze mil tubos e cinco teclados é especialmente grandioso e é um dos maiores de toda a América Latina.

Catedral de São Paulo – Foto: Rodrigo Soldon/Flickr

Por: Touropia

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página