Dois anos após um debate presidencial polêmico em 2022, Soraya Thronicke, agora pelo Podemos, e Padre Kelmon, atualmente pelo PRTB, se reencontraram nos corredores do Senado na última terça-feira (07/05).
O debate antes do primeiro turno foi marcado por um momento tenso, quando Soraya chamou Kelmon de “padre de festa junina” e até confundiu seu nome, chamando-o de “Kelson” e “Kelvin”. A série de equívocos acabou gerando uma onda de memes nas redes sociais e Kelmon ficou conhecido como “candidato padre”, após ter servido como esteira de apoio para Jair Bolsonaro (PL).
No reencontro desta semana, o padre brincou com Soraya sobre o impacto do apelido: “Aquela brincadeira da senhora me causou prejuízos, viu?”, comentou ele. Contudo, Padre Kelmon deixou claro que não guarda mágoas e explicou que o apelido não o incomoda tanto, pois as festas juninas, das quais os padres participam, são uma parte importante da cultura nordestina.
Ele afirmou: “As festas juninas são festas tradicionais da igreja. Todo padre celebra as festas juninas, ela só fez exaltar aquilo que todo padre faz. As festas juninas são a coisa mais importante que tem para a vida do nordestino, é cultura religiosa”.
No debate presidencial de 2022, Soraya Thronicke obteve 0,51% dos votos, ocupando a quinta colocação geral, enquanto Padre Kelmon ficou em sétimo lugar, com apenas 0,07% dos votos.
Padre Kelmon, que se filiou ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) em março deste ano, chegou a manifestar interesse em ser pré-candidato à prefeitura de São Paulo. No entanto, no mês seguinte, o PRTB anunciou que pretende lançar o Coach Pablo Marçal ao executivo da capital paulista.
Soraya, por sua vez, continua como senadora por Mato Grosso do Sul, eleita em 2018 com 16,19% dos votos, e atualmente é vice-presidente da Comissão de Defesa da Democracia, desde setembro do ano passado.
🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR.