Transmissão foi ao ar pela TV Aparecida em 19 de novembro, data na qual é celebrado o Dia Mundial dos Pobres - Imagem/Reprodução
Uma parte de uma missa realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, ganhou destaque nas redes sociais após o arcebispo Dom Orlando Brandes fazer um pedido inusitado aos fiéis presentes.
O momento foi transmitido pela TV Aparecida em 19 de novembro, coincidindo com o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco.
O arcebispo iniciou o pedido de maneira especial, destacando a importância do dia: “Tenho uma saudação muito especial. Hoje é o Dia Mundial dos Pobres. Então, eu vou pedir que os pobres que estão aqui se levantem. Vocês, pobres, levantem-se aí”.
Em seguida, ele pediu a ajuda de uma irmã para incentivar a ação: “Irmã, peça a eles para se levantarem aí. Vamos saudá-los com uma salva de palmas”. Dom Orlando enfatizou a necessidade de atenção para além das necessidades físicas, declarando: “Vocês têm fome do estômago e, diante disto, muitos ajudam. Mas vocês têm fome de afeto, vocês precisam ser olhados, como diz o Papa”.
Apesar do contexto e da intenção do arcebispo, as redes sociais foram tomadas por comentários humorísticos. Um internauta brincou: “Humilhados já foram, agora é só aguardar o dia da exaltação”. Outro seguidor acrescentou humor: “Eu ia fingir que não era comigo”. Uma terceira pessoa participante da discussão afirmou: “Até eu levantei aqui pra receber a bênção”.
Dom Orlando Brandes, nascido em Urubici, Santa Catarina, em 13 de abril de 1946, tem uma trajetória marcante na Igreja Católica. Com formação em Filosofia e Teologia Moral, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da Diocese de Joinville em 1994, posteriormente se tornando arcebispo em Londrina e, desde 2016, ocupa o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Aparecida.