Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

China: Cidade atinge máxima histórica de temperatura com 52,2°C

Publicado

em

Onda de calor na China: Temperaturas acima de 50°C preocupam autoridades

Neste domingo (16/07), o município de Sanbao, localizado no noroeste da China, registrou uma temperatura máxima de impressionantes 52,2°C, quebrando o recorde anterior de 50,3°C estabelecido em 2015.

Essa marca também é considerada a mais alta já registrada ao norte dos 40 graus de latitude em todo o mundo. Essa região é conhecida por suas variações climáticas extremas, onde as temperaturas podem atingir até 50 graus negativos durante o inverno.

De acordo com o jornal “Xinjiang Daily”, a previsão é de que o calor intenso persista nos próximos dias, levantando preocupações sobre a possibilidade de uma repetição da seca severa que assolou o país no ano passado, considerada a pior em 60 anos.

A China emitiu alertas de alta temperatura, advertindo que as temperaturas podem chegar a até 45°C na região parcialmente desértica de Xinjiang, no nordeste do país, e 39°C na região sul de Guangxi.

Maximiliano Herrera, meteorologista e climatologista, afirmou que os 52,2°C registrados em Sanbao são a temperatura mais alta já registrada na China. Além disso, outras quatro estações meteorológicas chinesas também registraram temperaturas acima dos 50°C.

EUROPA NO CALOR

Enquanto isso, a Europa também enfrenta ondas de calor intensas, com alguns países registrando temperaturas extremas. Na Itália, por exemplo, 16 cidades estão em alerta vermelho, com máximas atingindo até 36°C e 37°C. Apesar disso, milhares de pessoas, incluindo peregrinos e turistas, se reuniram na Praça de São Pedro para a tradicional oração do Angelus do Papa Francisco, mesmo com o calor intenso.

Na Espanha, o país se prepara para uma nova onda de calor após uma semana de temperaturas elevadas, que resultaram em um incêndio na ilha de La Palma, levando à evacuação de milhares de pessoas. A agência meteorológica espanhola emitiu avisos de temperaturas elevadas em várias regiões da Península Ibérica e das Ilhas Baleares, com alertas vermelhos para partes da Andaluzia e, posteriormente, em Aragão, Catalunha e Maiorca.

Na Grécia, espera-se uma ligeira diminuição nas temperaturas, mas ainda assim as autoridades decidiram fechar a Acrópole de Atenas durante algumas horas para proteger os visitantes do calor intenso.

Visitantes foram afetados pelo calor na Acrópole, em Atenas, na Grécia, que fica no topo de uma colina rochosa e oferece pouca sombra

MAIORES TEMPERATURA DA HISTÓRIA

Furnace Creek, no Vale da Morte, Califórnia (EUA), detém a mais alta temperatura já registrada da história, de 56,7 graus Celsius (134 graus Fahrenheit), em 10 de julho de 1913. Outros locais no mundo também experimentaram temperaturas extremamente altas. Veja alguns exemplos de temperaturas acima de 50 graus Celsius:

Kuwait: Em julho de 2016, a cidade de Mitribah, no Kuwait, registrou uma temperatura de 54,0 graus Celsius (129,2 graus Fahrenheit), considerada a temperatura mais alta já registrada no leste do hemisfério norte.

Iraque: No mesmo período, em julho de 2016, a cidade de Basra, no Iraque, registrou uma temperatura de 53,9 graus Celsius (129 graus Fahrenheit), que é outra das temperaturas mais altas já registradas.

Irã: No deserto de Lut, no sul do Irã, em junho de 2017, foi registrada uma temperatura de 53,7 graus Celsius (128,7 graus Fahrenheit). Essa área é conhecida por suas temperaturas extremamente altas e é considerada uma das regiões mais quentes do planeta.

Arábia Saudita: Em julho de 2020, a cidade de Al-Ahsa, na Arábia Saudita, registrou uma temperatura de 51,8 graus Celsius (125,2 graus Fahrenheit).

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana