Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

Ciclone traz ventania e chuva para vários pontos do Brasil; veja onde

Publicado

em

Sul do Brasil é castigado por chuvas durante passagem de ciclone - Imagens/Reprodução

O ciclone que está passando pelo Rio Grande do Sul desde ontem (12/07), está se direcionando em direção ao Oceano Atlântico nesta quinta-feira (13/07), mas ainda terá impactos em várias regiões do país até o fim desta semana, de acordo com os meteorologistas. Desde o litoral gaúcho até a costa do Rio de Janeiro, espera-se a ocorrência de ventos fortes e chuvas. A frente fria também avança em direção ao Centro-Oeste.

Durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira, os ventos atingiram a marca de 140 km/h no litoral sul gaúcho, segundo informações da Metsul. A Defesa Civil do Estado prevê chuvas intensas e ventos fortes que podem causar transtornos na região metropolitana de Porto Alegre, nos vales, na serra gaúcha e no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, há risco de fortes ventanias, queda de granizo e até mesmo neve durante a noite desta quinta-feira nas áreas mais altas do Planalto Sul. O Climatempo também informa que a temperatura cairá ainda mais na sexta-feira (14), e no sábado (15), podendo ocorrer geada nos três estados da Região Sul.

SUDESTE E CENTRO-OESTE

À medida que o ciclone se afasta, esses efeitos climáticos tendem a se deslocar para outras regiões do país, resultando em uma diminuição na intensidade dos ventos e das chuvas. No início da semana, a Marinha emitiu um alerta de ressaca no mar, ventania e ondas de até 4,5 metros no litoral de Santa Catarina a São Paulo. Agora, o alerta também vale para o litoral do Rio de Janeiro, onde as ondas devem atingir até 4 metros na noite desta quinta-feira e na manhã de sexta.

Em São Paulo, a temperatura tem diminuído e as rajadas de vento aumentado desde quarta-feira. Segundo a Climatempo, a velocidade do vento deve variar entre 40 km/h e 50 km/h na Grande São Paulo e no interior do estado, e também são esperadas pancadas de chuva.

No Rio de Janeiro, os impactos começarão um pouco depois de São Paulo e se estenderão ao longo do fim de semana. De acordo com a empresa de meteorologia, os ventos aumentarão a partir de quinta-feira, e a ventania poderá atingir 90 km/h em regiões como Costa Verde, Médio Paraíba, Centro-sul Fluminense e Região Serrana do estado. Na capital, região dos Lagos e norte fluminense, são esperadas rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h. Na sexta-feira, as rajadas de vento mais intensas se concentrarão no litoral, desde a Costa Verde até o norte do estado, com velocidades variando entre 60 km/h e 80 km/h, de acordo com o Climatempo.

No Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul, após dias de calor intenso, a chegada da frente fria trará chuvas, ventos mais fortes e queda na temperatura, mas não se espera um frio intenso. Segundo a empresa de meteorologia, os ventos ganharão força, com rajadas podendo atingir 70 km/h, e há expectativa de pancadas de chuva com forte intensidade ao longo da noite.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana