Um Colégio Adventista de Varginha, interior de Minas Gerais, está sendo acusado de fazer campanha política irregular ao distribuir camiseta verde a amarela com o número 22 a alunos e funcionários, que seriam obrigados a usar a peça.
O número 22 é o do candidato à reeleição presidencial, Jair Bolsonaro (PL). O cartório eleitoral de Varginha recebeu cerca de 70 denúncias do episódio.
Em nota, o colégio defendeu-se dizendo que a camiseta se refere à Copa do Mundo, que acontecerá no próximo mês, e o número é mera alusão ao presente ano.
Confira:
“O Colégio Adventista de Varginha informa que propôs, em agosto deste ano, a confecção de camisetas em alusão à Copa do Mundo de 2022 para uso nos dias de jogos da seleção brasileira e às sextas-feiras a partir de novembro, tendo em vista se tratar de um evento que faz parte da cultura brasileira. Alunos e professores optaram em adquirir o material, conforme mensagens enviadas nos grupos oficiais de WhatsApp do colégio. As camisetas também puderam ser utilizadas em uma amostra cultural ocorrida no dia 16 de outubro do corrente ano.
O colégio destaca que em nenhum momento a ação teve qualquer relação com atividade política. Ressalta ainda, que como parte da instituição adventista, segue as determinações expressas em voto sobre questões político-partidárias
Por fim, o colégio informa que já esclareceu o ocorrido com os pais e familiares dos alunos e que está prestando todos os esclarecimentos necessários à Justiça Eleitoral.”