Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Creches aconselham pais a não chamarem filhas de “bonitas” ou “princesas”

Publicado

em

Pais receberam um manual que os aconselhava a evitar a linguagem de gênero - Imagem: ilustrativa

Creches do Reino Unido estão distribuindo um manual pedindo aos pais que não se referirem às filhas como “bonitas” ou “princesas”. O documento, elaborado pela Bright Horizons, gestora de creches e pré-escolas do Reino Unido, tem causado revolta em um grupo de pais.

Segundo o jornal The Express, os pais receberam um manual que os aconselhava a evitar a linguagem de gênero e a não elogiar os filhos por bom comportamento.

“É tão fácil cair no padrão de elogiar a aparência de uma menina (‘Você está tão bonita!’), rotulando seu comportamento como ‘bom’ ou parabenizando-a quando ela faz algo perfeitamente”, diz o documento, ao mencionar que os elogios reforçam padrões da sociedade machista.

Em vez disso, o guia recomenda que os pais “reflitam” sobre como estão criando suas filhas. As orientações também são para os pais eliminarem referências baseadas em gênero, como as frases: “Mocinhas não se comportam dessa maneira”.

Além disso, aconselha as famílias a encherem a casa com “livros, brinquedos e decorações que não estejam de acordo com os papéis específicos de gênero”.

Uma mãe, que preferiu não se identificar, contou que recebeu o texto do manual por e-mail e criticou a iniciativa da escola, por politizar o ambiente da creche. “A Bright Horizons está ditando aos pais suas próprias opiniões políticas sobre como criar os filhos”, disse a mulher ao The Expres.

A Bright Horizons foi fundada nos Estados Unidos em 1986 como prestadora de cuidados infantis para pais que trabalham. O grupo educacional se expandiu desde então, com mais de 700 centros nos Estados Unidos e Canadá, além de mais de 300 no Reino Unido.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana