Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Cristão pode participar do Carnaval?

Publicado

em

Máscara de Carnaval, muito usada nesta época do ano - Foto: Reprodução

Parece até uma pergunta ‘boba’, mas é uma pergunta que muitos cristãos, até mesmo iniciantes na fé, fazem quando chega essa época do ano.

O pastor Silas Malafaia foi um dos líderes evangélicos que usaram as redes sociais para alertar a igreja sobre participar do Carnaval, sendo um cristão. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo explicou se uma pessoa da igreja pode participar desta festa, que é famosa nessa época do ano no Brasil.

O pastor iniciou explicando a origem do Carnaval: “O Carnaval está ligado às festas pagãs romanas, marcadas pela libertinagem sexual, bebedeira e glutonaria. Com o advento do cristianismo, a Igreja Católica começou a tentar conter os excessos do povo e a condenar a libertinagem”, postou Malafaia.

Ele prossegue: “Porém, com a resistência popular, em 590 d.C., ela própria oficializou o Carnaval dando origem ao ‘carnaval cristão’”, completou o líder religioso.

Segundo Malafaia, “esses festejos antecedem a Quaresma, período determinado para que todos os anos os fiéis se dedicassem, durante 40 dias, a assuntos espirituais, antes da Semana Santa”.

Além disso, falou que “Da Quarta de Cinzas até o Domingo de Páscoa, o povo deveria jejuar para lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto consagrando-se. Como o povo enfrentaria um longo período de privações e abstinência, permitiram então algumas extravagâncias antes”.

De acordo com o pastor, os dias que antecedem a Quaresma, o que ele chamou de “Vale-tudo”, passaram a ser chamados de “adeus à carne”, que em italiano é “carne vale”, ou “carnevale”: “Resultando na palavra Carnaval”, lembrou ele.

Por fim, Malafaia respondeu se convém um cristão participar do Carnaval: “Visto que até hoje essa festa da carne traz consequências físicas, morais e espirituais degradantes, meu conselho a quem participa do Carnaval é 1º João 2.16: ‘Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo’”, disse.

“Sendo assim, não convém ao cristão participar dessa festividade”, finalizou o pastor Silas Malafaia.

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página