Conecte-se conosco

Política

Datafolha: Lula tem 47% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro

Lula da Silva tem 53% dos votos válidos e venceria no primeiro turno, segundo a pesquisa

Publicado

em

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta quinta-feira (23/06), o Jornal Folha de S. Paulo divulgou a última pesquisa do instituto Datafolha sobre intenções de voto para presidente. A pesquisa aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem larga vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).

Lula da Silva tem 53% dos votos válidos e venceria no primeiro turno, segundo a pesquisa. Votos válidos são aqueles que excluem os brancos e nulos. Para vencer no primeiro turno são necessários 50% dos votos mais um.

Além disso, segundo o Datafolha, Lula tem 19 pontos de vantagem sobre o atual presidente, marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Bolsonaro tem 28%.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Foram apresentados como pré-candidatos: Lula, Bolsonaro, Ciro, André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno
Lula (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 28%
Ciro Gomes (PDT): 8%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Branco/nulo/nenhum: 7%.
Não souberam responder: 4%

Publicidade

Ainda segundo a pesquisa, Bolsonaro ampliou sua vantagem entre os evangélicos. A intenção de voto nesse grupo era de 39% e oscilou para 40%. Já Lula oscilou para baixo, de 36% para 35%.

No Nordeste, a diferença percentual a favor de Lula caiu de 34% para 30%. Bolsonaro, no mesmo cenário, oscilou de 15% para 18%. A margem de erro é de 3,8 pontos.

A região Sudeste, que representa 43% do eleitorado nacional, Bolsonaro oscilou de 31% para 28%, enquanto Lula foi de 32% para 35%. A margem de erro é de 3 pontos.

Publicidade

As regiões Centro-Oeste e Norte não apresentaram variação considerável: Lula estava com 33% em maio, e 32% em junho; enquanto Bolsonaro registrava 31%, e atualmente, 32%. A margem de 4,9 pontos.

Lula caiu de 36% das intenções de voto em maio para 31% no Sul no levantamento, enquanto Bolsonaro oscilou de 23% na rodada anterior para 25% na mais recente. A margem de erro para a região é de 5,2 pontos.

Publicidade

+ Acessadas da Semana