Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Deputados da França aprovam aborto como direito previsto em Constituição

Publicado

em

Deputados franceses aprovam inclusão do direito ao aborto na Constituição

Os deputados da França aprovaram nesta quinta-feira (24/11), a inclusão do aborto como um direito previsto em Constituição.

Por 337 votos a favor e 32 contra, a Assembleia Nacional (Câmara baixa) avalizou a proposta de lei promovida pela esquerda, que agora precisa da aprovação do Senado e dos franceses, em referendo, para entrar em vigor.

“Quero dedicar essa vitória histórica (…) às mulheres dos Estados Unidos, às mulheres da Polônia, às mulheres da Hungria cujo direito ao aborto está sendo restringido”, declarou a deputada esquerdista Mathilde Panot, relatora do projeto de lei. “Hoje a França fala ao mundo”, celebrou.

Os deputados aprovaram a modificação da Carta Magna de 1958 para incluir que “a lei garante a efetividade e a igualdade de acesso ao direito à interrupção voluntária da gravidez”.

O aborto foi descriminalizado na França em 1975 por uma lei promovida por Simone Veil, ícone da emancipação feminina e sobrevivente do Holocausto. A última modificação foi em março para estender o prazo para 14 semanas.

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página