Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Derretimento da “Geleira do Apocalipse”, na Antártida, preocupa cientistas

Publicado

em

Frente da geleira Thwaites está derretendo - Foto: Rob Larter

A geleira Thwaites, nomeada pela comunidade científica como “geleira do apocalipse”, está derretendo rapidamente de maneiras inesperadas, de acordo com uma nova pesquisa.

Localizada na Antártida, a “geleira do apocalipse” possui esse apelido devido ao seu impressionante tamanho — ela possui uma área relativa à ocupada pelo estado norte-americano da Flórida (EUA), de aproximadamente 170.312 km².

Parte do que a mantém no lugar é uma plataforma de gelo que se projeta para a superfície do oceano. A plataforma funciona como uma rolha, mantendo a geleira de volta à terra e fornecendo uma importante defesa contra o aumento do nível do mar.

Um estudo publicado na revista Nature na última quarta-feira (15/02), indica que, embora o ritmo de derretimento da plataforma de gelo de Thwaites seja mais lento que o esperado, o de rachaduras e formações de “escadas” no gelo está mais intenso.

Essa constatação preocupa os pesquisadores e, posteriormente, pode se tornar também uma preocupação global.

Todos os anos, ela despeja bilhões de toneladas de gelo no oceano, contribuindo com cerca de 4% do aumento anual do nível do mar. O derretimento particularmente rápido ocorre no ponto onde a geleira encontra o fundo do mar, que recuou quase 14 quilômetros desde o final dos anos 1990, expondo uma fatia maior de gelo à água relativamente quente do oceano.

Para os cientistas, o colapso completo da Thwaites poderia levar ao aumento do nível do mar em mais de 70 centímetros, o que seria suficiente para devastar comunidades costeiras em todo o mundo.

Mas a Thwaites também está agindo como uma represa natural para o gelo circundante na Antártica Ocidental, e os cientistas estimaram que o nível global do mar poderia subir cerca de 3 metros se a Thwaites entrasse em colapso.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página