Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

Falta apenas 1 dia para a rara ‘Lua Azul’ acontecer; conheça o fenômeno

Publicado

em

Lua Azul foi registrada pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung - Foto: Divulgação/Observatório Heller & Jung

Agosto nos brinda com uma espetacular Superlua Azul, uma rara combinação que traz o satélite da Terra em seu momento mais brilhante e maior para os amantes da lua. Nesta quarta-feira (30/08) os observadores do céu terão a chance de testemunhar a segunda e última superlua de 2023.

Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destaca a singularidade do evento.

“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que em outras ocasiões. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, desde que as condições climáticas sejam favoráveis”, ressaltou.

Diferente de outras superluas, esta é também chamada de “Lua Azul”, não por sua cor, mas por ser a segunda lua cheia do mês – com a primeira tendo ocorrido no dia 1º de agosto. E, para aqueles que perderem este evento, haverá uma longa espera pela frente. Segundo a Nasa, a próxima superlua azul será só em 2032.

ENTENDENDO A SUPERLUA

O fenômeno da superlua acontece quando a lua está em seu ponto mais próximo da Terra, chamado perigeu. Nesse ponto, a distância entre nosso planeta e a lua é de aproximadamente 357.344 quilômetros. Para contextualizar, a média geral de distância é de cerca de 384.400 quilômetros.

Quando a lua está simultaneamente cheia e no perigeu, ela pode aparecer até 7% maior e 15% mais brilhante, refletindo mais luz solar em direção à Terra, se comparada a uma lua cheia comum.

HORÁRIO PARA OBSERVAÇÃO

O momento exato da Superlua Azul dependerá do fuso horário:

No horário de Brasília: 22h35 de 30 de agosto;
Fuso -4: 21h35 de 30 de agosto;
Fuso -5: 20h35 de 30 de agosto;
Fuso -1: 0h35 de 31 de agosto;
Demais fusos (0, +1, +2, etc): a Superlua Azul será observada na madrugada de 31 de agosto.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM.

+ Acessadas da Semana