Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Freira diz que bispo Rolando Álvarez pode ser executado na Nicarágua

Publicado

em

Cristãos temem pela vida de Rolando Álvarez - Foto: Montagem/Portal do Trono

As últimas notícias vinda da Nicarágua preocupa a comunidade cristã, principalmente do Brasil, isso porque o país da América Central vem enfrentando uma de suas piores crises políticas e sociais em toda a história. O Governo, sob o comando de Daniel Ortega, tem reprimido duramente protestos contra ações do governo, há alguns anos.

Sob o comando de Ortega, igrejas e cristãos são vistos como agentes desestabilizadores, o que as torna alvos de intimidação, assédio, vigilância e ataque no país. Segundo a Portas Abertas, Ortega tem feito todos os esforços para silenciar ativistas que exigem a participação da sociedade civil e o respeito à democracia.

Líderes cristãos, especialmente ligados à Igreja Católica Romana, denunciaram abusos aos direitos humanos e forneceram ajuda humanitária e, como resultado, enfrentaram vigilância, discriminação, difamação e outras formas de hostilidade. O objetivo final da intimidação aos cristãos é fazer com que a igreja e seus líderes percam a credibilidade entre a população.

PRISÃO DO BISPO ROLANDO JOSÉ ÁLVAREZ LAGOS

Na última semana, um caso chamou a atenção e trouxe um alerta para a igreja da Nicarágua. Um bispo da cidade de Matagalpa foi preso na sexta-feira (19/08), após entrar na mira do ditador, depois que o religioso pediu pela democratização da Nicarágua.

Rolando José Álvarez Lagos, tem 55 anos, já era um símbolo da resistência da Igreja Católica e da sociedade da Nicarágua contra a ditadura sandinista. Mas, foi preso junto das outras sete pessoas.

Ortega considera que bispos e padres apoiaram manifestações que pediram sua saída em 2018, protestos que foram reprimidos com extrema violência, resultando em mais de 300 mortes.

Neste ano, o ritmo da perseguição contra a Igreja aumentou: antes da prisão de Álvarez, o Governo havia expulsado do país o núncio apostólico Waldemar Stanislaw Sommertag, prendido três padres, fechado oito emissoras de rádio católicas, retirado três canais católicos da programação da televisão por assinatura e invadido uma paróquia, de onde foram expulsas 16 freiras missionárias da ordem Madre Teresa de Calcutá.

SUPOSTA EXECUÇÃO DE ROLANDO ÁLVAREZ

Circula nas redes sociais um vídeo de uma freira afirmando que crê que o governo de Daniel Ortega já ordenou que o Bispo seja morto.

“Nós tivemos a graça de acolher hoje de manhã no nosso santuário o grupo que faz a peregrinação uma vez por mês e eu gostaria de pedir para vocês por favor rezar pela Nicarágua, que está passando por um momento muito difícil”, iniciou ela no vídeo, que foi postado pelo pastor Marco Feliciano nesta quarta-feira (31/08).

Ela continua: “O Bispo [Rolando José Álvarez Lagos] será executado, se já não foi executado, assim como alguns seminaristas e leigos. Vamos rezar para este povo, sobretudo para os cristãos”, disse a religiosa.

Segundo ela, o governo da Nicarágua está incendiando as igrejas, quebrando as estátuas de Nossa Senhora e outras. “Então vamos rezar, vamos pedir a Deus”, finalizou ela.

Até o momento não há informações se o Bispo Rolando Álvarez continua preso, ou se tenha sido executado, conforme dito pela religiosa.

O bispo entrou na mira da ditadura sandinista em 2018, quando a Igreja tentou intermediar o diálogo entre Ortega e oposicionistas. À época, Álvarez afirmou que não havia “outro caminho” a não ser “a democratização da República da Nicarágua”.

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página