Conecte-se conosco

Gospel

Morre o cantor e pastor João Praxedes, da banda Actos 2

João era pastor da Igreja Evangélica Templo do Calvário, ministério de São Paulo

Publicado

em

Cantor e pastor João Carlos Praxedes - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Morreu no último sábado (21/05), aos 63 anos, o cantor e pastor João Carlos Praxedes. Ele era líder da Igreja Evangélica Templo do Calvário, ministério de São Paulo. A causa da morte não foi revelada pela família.

João Carlos Praxedes foi fundador da banda de rock “Actos 2”, que teve início por volta de 1978, em uma igrejinha na favela de Vila Prudente, São Paulo. Antes, o grupo se chamava “MECAD SOM” (Mocidade Espiritual da Assembleia de Deus), depois se tornou “Os Redimidos”, e por fim, Actos 2 – em referência ao dia de Pentecostes quando o Espírito Santo desceu a primeira vez na Terra.

Formada pelos irmãos Praxedes, o pastor João Carlos (voz e violão) e Edson (vocais de apoio), e pelos irmãos Furtado, Silas (voz e guitarra), Cesar “Ted” (baixo) e Israel “Bal” (bateria), e outros músicos, dentre eles posteriormente os também vocalistas Gerson Isidoro, Priscila Maciel e Priscila Felício Angel, Actos 2 mesclava desde os primórdios influências do pop/rock setentista e de ritmos da black music.

Em 1992 veio o disco final da formação clássica do grupo, “Encontro”. O disco também marcou a separação do grupo em dois: os irmãos Praxedes com a Atos 2 e os irmãos Furtado que fundaram a banda Kadoshi.

Silas Furtado, da Kadoshi, foi um dos que lamentaram a morte do ex-colega de grupo. Neste domingo (22/05), o músico prestou homenagem ao pastor João Carlos Praxedes: “Deus recolheu essa voz de trovão que conheci nos anos 80 cantando uma composição linda que gravamos no nosso primeiro disco ‘Mundo Perdido’. Fica aqui meus sentimentos a todos. Que o céu o receba com muito louvor. Vai ficar um legado e uma grande história. Vai com Deus meu amigo pastor e cantor João Carlos Praxedes. Até breve!”, comentou o integrante da Kadoshi.

O disco ‘Mundo Perdido’ com 9 músicas, lançado nos anos de 1980, pelo grupo Actos 2, marcou o início da caminhada de João Praxedes na música gospel. Ainda nos anos 80, a banda lançou o disco “O Fim dos Tempos (Volume 2)”, também com nove músicas, e que é considerado como o melhor da banda até hoje.

Ainda naquela década, o grupo lançou “Cenáculo (Volume 3)”, com 9 músicas, que foi o último disco da fase clássica. Em 1989 os irmãos Praxedes sairiam do projeto, que seguiu sendo levado pelos irmãos Furtado, culminando em uma transformação radical na banda.

Por fim, o disco “Encontro”, lançado nos anos de 1990, e com dez músicas, que marcou a separação do grupo. Outros integrantes se juntaram a João e Edson, como “Samuca” nos teclados, “Cebolinha” na guitarra, as vocalistas Jandira, Priscilla Maciel e Priscila Felício, Gerson Isidoro nos vocais, além dos metais de Isaac (trombone), Melo e Duca (trompete) e Isaías (sax tenor).

Com essa nova formação, a banda lançou os discos “Original”, com 10 músicas, e “Em Uma Nova Dimensão”, com 8 músicas. Este último, no fim dos anos 90. Além disso, em 2005 a banda lançou o “The Best – O Retorno”, que foi um CD e DVD ao vivo. O show ao vivo da banda, inclusive, apresentou vários sucessos do grupo desde a sua fundação.

As músicas mais conhecidas da banda Actos 2 são: “Mundo Perdido”, “Há Momentos”, “Ao Pé da Cruz”, “Compromisso”, “Não Veio em vão”, entre outras.
Tais Praxedes, filha do pastor João Praxedes, lamentou a morte do pai. Em um post no Facebook, Tais lamentou a morte do religioso e fez uma linda homenagem ao pai.: “Nos presenteou com seu conhecimento bíblico e com sua voz… Hoje tudo tá sem cor, sem sabor, sem perfume, o menino teimoso e bravo foi na frente, deixando muitas histórias, algumas só nossas… eu não imaginava que seria assim, agora.
Te amarei até a eternidade!”, diz trecho da mensagem.

João Carlos Praxedes foi velado na sede da Igreja Evangélica Templo do Calvário, no bairro Vila Prudente, na manhã deste domingo (22).

  • RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP!













+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página