Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Igreja Adventista envia recursos e profissionais de todo o mundo para Turquia e Síria

Publicado

em

ADRA, da Igreja Adventista, está se dirigindo ao local para apoiar as vítimas - Foto: Reprodução/Iasd

Nesta quinta-feira (09/02), duas equipes da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), da Igreja Adventistas do Sétimo Dia, chegaram a Adana, no sul da Turquia, para levar ajuda humanitária aos atingidos pelo terremoto que assolou a região. A Iasd é mais uma igreja que está se dirigindo ao local para apoiar as vítimas.

Por ter sido menos afetada pelos tremores, tornou-se a porta de entrada aérea das agências humanitárias para irem então, de carro, até as regiões que mais necessitam de ajuda.

Segundo a Igreja Adventista, no momento, 12 pessoas estão trabalhando e são esperados outros profissionais. A maior dificuldade, segundo Alfred Erfurth, diretor financeiro da Igreja Adventista no oeste asiático, tem sido passar pelas estradas, que estão congestionadas com o grande volume de pessoas tentando chegar e sair das cidades abaladas.

Mulher se desespera após terremoto que deixou milhares de mortos na Turquia. — Foto: REUTERS/Kemal Aslan

Ainda segundo a organização, o único templo adventista da região turca afetada pelos tremores resistiu ao impacto, mas não é considerado um lugar seguro.

De acordo com Eric Leichner, responsável pela resposta a emergências da ADRA na América do Sul, para viabilizar as ações, a ADRA Internacional está reunindo recursos nacionais e de seus escritórios regionais e outras instituições ao redor do mundo para enviar para a região.

No momento, ADRA busca autorização do governo turco para atuar de forma mais efetiva, enquanto trabalha em parceria com outras organizações locais. Já na Síria, há uma sede oficial da ADRA, que está dando suporte àqueles que vivem no país.

Da parte do escritório sul-americano, estão sendo enviados 30 mil dólares para atender as necessidades emergenciais. No primeiro momento, o foco está em prover água, alimentos e abrigo para os que estão desabrigados ou que precisaram sair de suas casas por conta dos riscos. Na Síria, a falta de saneamento básico está levando a casos de cólera. A falta de hospitais dificulta o tratamento das pessoas.

Igrejas de outras partes da Turquia estão enviando doações de roupas de frio e cobertores para as famílias que estão sendo realocadas em outras cidades e vilarejos. Os adventistas estão atuando também no transporte dessas famílias, de acordo com Alfredo Erfurth.

TERREMOTO E MORTES

Já são mais de 22 mil mortos em decorrência do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira (06/02). Ainda há um grande número de pessoas desaparecidas entre os escombros, além dos milhares de desabrigados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página