Mundo Cristão
Igreja Anglicana considera adotar pronomes neutros para se referir a Deus
Publicado
2 anos atrásem
Por
Thalis SilvaA Igreja Anglicana considera adotar o uso de pronomes neutros para se referir a Deus em orações, após padres pediram permissão para usar termos neutros em relação ao gênero.
Segundo o jornal The Guardian, em publicação nesta quarta-feira (08/02), Michael Ipgrave, bispo de Lichfield e vice-presidente da comissão litúrgica anglicana, disse que a instituição tem “explorado o uso de pronomes em relação a Deus por vários anos”. A declaração veio após ser questionado sobre as “as medidas que estão sendo tomadas para desenvolver uma linguagem mais inclusiva”.
Um porta-voz da Igreja da Inglaterra, presidida pelo rei Carlos III, declarou que “os cristãos reconhecem desde os tempos antigos que Deus não é homem nem mulher”.
“No entanto, há muitas maneiras de abordar e descrever Deus encontradas nas escrituras e nem sempre se reflete em nossa adoração”, disse a igreja.
Apesar do anúncio, a instituição afirmou nesta quarta que ainda não há planos para abolir o uso do pronome masculino.
A Igreja Anglicana dá permissão ao seu clero para interpretar e adaptar os textos oficiais, o que abriu uma brecha para que a linguagem neutra em termos de gêneros já fosse utilizada em alguns lugares.
O padre anglicano ordenado e reitor associado para igualdade, diversidade, inclusão e pessoas da Universidade de Lancaster, reverendo Anderson Jeremiah, afirmou que prefere usar metáforas neutras ao se referir a Deus porque na bíblia sua figura é descrita como pai e mãe.
“Quando faço referência a Jesus, por outro lado, Jesus é um homem, e estarei me referindo a ele dessa forma”, disse Jeremiah que também faz parte da Comissão de Fé e Ordem
O professor emérito de história da igreja na Universidade de Oxford, reverendo Diarmaid MacCulloch, disse ao jornal americano The Washington Post que “atribuir um gênero a Deus sempre foi uma questão de metáfora, já que somos incapazes de dizer qualquer coisa que encapsula a divindade efetivamente na linguagem humana”. “Portanto, é natural que exploremos mais como podemos falar de Deus na liturgia, dadas as vastas mudanças na compreensão de gênero e sexualidade que estão ocorrendo na sociedade”, acrescentou.
A Igreja da Inglaterra, também denominada Igreja Anglicana, é a igreja nacional e de denominação cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra. Fora da Inglaterra, a Igreja Anglicana é geralmente denominada de Igreja episcopal, principalmente nos Estados Unidos e países da América Latina. No mundo, são mais de 80 milhões de fiéis.