Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Milhares de peixes aparecem mortos em canal na Barra da Tijuca, no Rio

Publicado

em

Milhares de peixes aparecem mortos no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca - Foto: Márcia Foletto

Milhares de peixes apareceram mortos no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13/01). Às margens das águas é possível ver os animais, que já apresentam forte mau cheiro.

De acordo com especialistas uma das causas para a alta mortandade é a quantidade de esgoto que foi levado pelas chuvas dos últimos dias para o canal e o sistema lagunar da região.

As altas temperaturas do verão contribuem para a decomposição do esgoto nas águas, o que “rouba” o oxigênio, provocando asfixia dos peixes. A época de maré alta ainda contribui para dificultar o escoamento.

Mortandade de peixes Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) enviou ao local uma equipe técnica que vai fazer uma análise da água para descobrir o motivo de terem aparecido tantos peixes mortos, nesta sexta-feira, na lagoa.

Ivana Pereira, que há 27 anos mora na região, demonstra preocupação com essa questão.

Publicidade

“Sou leiga, mas ver novas construções aqui me faz pensar. Começaram a fazer uma obra gigantesca recentemente, de um novo condomínio, e fico pensando se isso pode impactar de alguma forma na qualidade da água, com derramamento de esgoto”, disse.

+ Acessadas da Semana