Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Morre a cantora Rita Lee aos 75 anos, vítima de câncer de pulmão

Publicado

em

Brasil perde uma das suas maiores artistas: Rita Lee morre aos 75 anos - Foto: Reprodução

Morre Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da música brasileira, aos 75 anos, em decorrência do câncer de pulmão diagnosticado em 2021. A notícia foi divulgada por sua família nas redes sociais, nesta segunda-feira (08/05).

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

A cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021. Ela chegou a ficar internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo de 24 de fevereiro a 4 de março. Segundo a família, ela morreu em casa no fim da noite desta segunda (08/05).

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1947, filha de um dentista americano e de uma pianista italiana. Aos 16 anos, integrou o trio vocal feminino Teenage Singers e, em 1964, entrou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers, que mais tarde deu origem aos Mutantes, uma das bandas brasileiras de rock mais cultuadas no mundo.

Os Mutantes foram fundamentais para o movimento tropicalista, que uniu a psicodelia aos ritmos locais, e se tornaram o grupo brasileiro com maior reconhecimento entre músicos de rock do mundo, sendo idolatrados por nomes como Kurt Cobain, David Byrne, Jack White e Beck.

Rita Lee foi uma referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. Ela era uma roqueira popular antes e depois de o gênero se tornar um fenômeno comercial no Brasil em meados dos anos 80. Entre os álbuns de destaque estiveram “Saúde” (1981) e “Rita e Roberto” (1985), com o qual os dois subiram ao palco do primeiro Rock in Rio.

Ela fez parte dos Mutantes no período mais relevante e criativo da banda, de 1966 a 1972, e em seguida iniciou a carreira solo. Sua discografia conta com 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes e 34 na carreira solo.

O velório da artista será aberto ao público no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, na quarta-feira (10/05), das 10h às 17h. O corpo da cantora será cremado em uma cerimônia restrita à família.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página