Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

Morre parlamentar turco que infartou após dizer que “Israel sofrerá a ira de Alá”

Publicado

em

Deputado turco Hasan Bitmez - Foto: Reprodução

O parlamentar turco Hasan Bitmez, de 53 anos, morreu nesta quinta-feira (14/12), após sofrer um infarto durante um discurso contra Israel na Grande Assembleia Nacional da Turquia. O incidente ocorreu na última terça-feira, quando Bitmez, em estado crítico, foi hospitalizado após declarar que “Israel sofrerá a ira de Alá”.

O político discursava veementemente contra os israelenses, demandando punições mais severas para os judeus no contexto da atual situação de conflito no Oriente Médio. Sua última frase, “Israel, você não escapará da ira de Alá”, foi seguida por seu colapso, levando outros parlamentares a prestarem socorro imediato.

A sessão, transmitida ao vivo pela internet, testemunhou o trágico episódio. Ao cair, Hasan Bitmez bateu a cabeça nos degraus situados atrás do púlpito, resultando em seu desmaio. O vice-presidente da Grande Assembleia, Gulizar Biçer Karaca, prontamente encerrou a sessão.

Além de sua carreira política, Bitmez era casado, tinha um filho e enfrentava desafios de saúde devido à diabetes. Graduado pela Universidade Al Azhar do Cairo, ele também ocupou a presidência do Centro de Investigação da União Islâmica e contribuiu para organizações não-governamentais islâmicas ao longo de sua trajetória.

🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR!

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página