Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Morre rainha Elizabeth II, aos 96 anos, após 70 anos de reinado

Publicado

em

Rainha Elizabeth I - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Aos 96 anos, a rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira (08/09). O Palácio de Buckingham informou nesta manhã que os médicos estavam “preocupados” com a saúde da rainha Elizabeth 2ª. A monarca foi colocada sob supervisão médica.

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926 e ficou à frente do trono britânico por 70 anos. A informação da morte da rainha foi confirmada pelo Palácio.

Elizabeth 2ª assumiu a coroa do Reino Unido no dia 6 de fevereiro de 1952, com apenas 27 anos, após a morte do rei George VI, depois de várias complicações em razão de um câncer no pulmão. O reinado foi o mais longo da Grã-Bretanha. Ela era a monarca mais velha do mundo e sofria do que o Palácio de Buckingham chamou de “problemas de mobilidade episódicos” desde o ano passado.

Na época em que se tornou rainha, Elizabeth II já era casada com Phillip, que após a coroação recebeu o título de Duque de Edimburgo. Eles se conheceram em 1934 e se casaram mais de 10 anos depois, em 20 de novembro de 1947. Os dois ficaram juntos por toda a vida, até o falecimento do príncipe consorte em abril de 2021.

Elizabeth virou herdeira direta do trono quando seu tio, Eduardo VIII, abdicou do trono para casar-se com uma norte-americana divorciada chamada Wallis Simpson. Com isso, Elizabeth tornou-se a herdeira imediata ao trono britânico. No entanto, se seu pai tivesse um filho, este tomaria seu lugar na linha de sucessão. Quando seu pai foi coroado rei do Reino Unido, Elizabeth tinha apenas 10 anos de idade.

Aos 25 anos, Elizabeth tornou-se rainha do Reino Unido, no dia 6 de fevereiro de 1952, o dia em que seu pai, Jorge VI, faleceu. Neste ano, a Rainha completou 70 anos de reinado e se tornou o primeiro monarca britânico a celebrar o Jubileu de Platina.

Desde o diagnóstico de Covid-19 neste ano, Elizabeth foi forçada a cancelar ou reduzir com mais regularidade alguns eventos. Um exemplo: Ela não compareceu a todas as celebrações do Jubileu de Platina de junho – marcando seus 70 anos no trono – e perdeu a abertura estadual do Parlamento no mês anterior devido a problemas de mobilidade.

Um dos últimos compromissos oficiais de Elizabeth 2ª foi na última terça-feira (06/09), quando nomeou a nova primeira-ministra Liz Truss. Ela chegou a posar para foto com a nova mandatária. Na quarta-feira (07/09), dia da Independência do Brasil, a monarca mandou uma mensagem aos brasileiros.

O QUE DEVE ACONTECER AGORA?

O príncipe Charles, de 73 anos, é o herdeiro da rainha. O conselho que vai proclamar Charles como o novo rei deve ocorrer um dia após a morte do monarca, no Palácio St. James.

No mesmo dia, o primeiro-ministro irá ao Palácio de Buckingham para se encontrar com Charles. Logo em seguida, o monarca recém-empossado fará a turnê pelo Reino Unido. O funeral está planejado para ocorrer dez dias após a morte.

O corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão ficará ao lado de onde está enterrado Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.

Rainha Elizabeth II recebe a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, no castelo de Balmoral, na Escócia, em 6 de setembro de 2022. — Foto: Jane Barlow/Divulgação via AP







+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página