Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Movimento gay lança manual com versão própria sobre passagens da Bíblia

Publicado

em

Manual de Cristianismo LGBTQIA+, que será lançado em abril

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Rede GayLatino vão lançar em breve um manual que tem como objetivo estabelecer um diálogo com pessoas cristãs. Toni Reis, presidente da Aliança Nacional e da Associação Brasileira das Famílias Homotransafetivas, explica que a maioria do discurso contra a comunidade LGBTI+ vem historicamente daqueles que se dizem cristãos.

Segundo uma reportagem da Folha de S. Paulo, a ideia do manual é ajudar os membros da população LGBTQIA+ a compreender o livro sagrado e a se aproximar tanto dos religiosos que já os aceitam quanto dos fundamentalistas que os rejeitam.

O manual, que foi elaborado por doutores em teologia e filosofia, analisa passagens da Bíblia que são consideradas discriminatórias e busca fazer uma interpretação que as coloque dentro de um contexto atual.

Em um trecho da obra, é proposta uma alternativa para aqueles que ainda encontram algum sentido no Cristianismo, que é buscar suas próprias formas de ler a mensagem bíblica como um todo.

O livro será lançado em quatro capitais do país, em ambientes pensantes racionais, como universidades. Além disso, contará com a participação de palestrantes que ainda estão sendo convidados.

Uma curiosidade sobre a Aliança Nacional LGBTI+ é a ausência das letras Q (de Queer) e A (Assexuais) em sua sigla oficial. Toni Reis explica que ambas estão contempladas no sinal de +.

Ele afirma que incluir a letra Q no meio seria uma contradição, já que todos na comunidade LGBTI+ são considerados “queer”, que é uma pessoa que tramita entre as noções de gênero. Já os assexuais não fazem parte da sigla adotada pela Aliança, pois não possuem grupos ou coletivos organizados, tampouco uma pauta política.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana