Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Nasa divulga sons das observações feitas pelo telescópio James Webb; ouça

Publicado

em

Nasa divulga sons de nebulosas observadas pelo telescópio James Webb - Foto: Nasa

A agência espacial norte-americana, NASA, divulgou nesta quarta-feira (31/08), a sonificação de algumas das imagens observadas pelo supertelescópio James Webb. Ou seja, os sons inéditos produzidos a partir de algumas observações feitas pelo telescópio espacial.

De acordo com a agência, a técnica possibilita os ouvintes a explorarem de uma nova forma as imagens do universo. O processo acontece quando cientistas usam programas de computador e linguagem de programação para ‘traduzir’ informações não audíveis pelo ser humano (nesse caso, dados astronômicos) em uma onda sonora perceptível aos nossos ouvidos.

Uma equipe de cientistas, músicos e um membro da comunidade de deficientes visuais trabalhou, com apoio da Nasa, para que a adaptação dos dados do telescópio em som fosse possível.

“A música toca nossos centros emocionais”, disse Matt Russo, músico e professor de física da Universidade de Toronto, nos EUA. “Nosso objetivo é tornar as imagens e os dados do Webb compreensíveis por meio do som – ajudando os ouvintes a criar suas próprias imagens mentais”, completou.

Diferentemente do som de um buraco negro divulgado pela agência espacial em maio deste ano, esses áudios divulgados hoje não são os sons reais dos objetos astronômicos.

Durante o processo, as cores das imagens foram mapeadas para tons de sons e frequências de luz convertidas diretamente em frequências sonoras. No caminho das imagens, as notas mudam, tornando-se cada vez mais baixas quando não há uma presença tão intensa de luz.

Confira no vídeo abaixo:







+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página