Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Nikolas Ferreira lidera ranking de influência política nas redes sociais

Publicado

em

O deputado federal Nikolas Ferreira lidera pesquisa da Genial/Quaest - Foto: Reprodução

O poder das redes sociais na política é inegável. E, no Brasil, o governo Lula se vê diante de um desafio ainda maior: o poder da oposição no mundo digital. Uma pesquisa da Genial/Quaest mostrou que os deputados federais e senadores da oposição são mais influentes nas redes, produzem mais conteúdo e são mais curtidos e compartilhados do que os governistas.

Entre os dez deputados com maior influência nas redes, oito são bolsonaristas. O único governista no topo da lista é André Janones (Avante-MG), considerado o protagonista da estratégia de redes da campanha do presidente Lula. Já no Senado, a oposição ao governo petista é ainda mais forte, com os dez nomes mais influentes sendo apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). O primeiro da lista é Nikolas Ferreira.

O partido do ex-presidente domina as primeiras colocações das listas, com seis dos dez deputados e cinco dos dez senadores filiados ao PL. Por outro lado, a primeira governista a aparecer no ranking é a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), na 27ª posição. Entre os senadores, o petista melhor posicionado é Humberto Costa (PE), no 14º lugar.

O Índice de Popularidade Digital (IPD), criado a partir de 152 variáveis como número de seguidores, curtidas, comentários, compartilhamentos e buscas em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Google e Wikipédia, mede a relevância virtual dos parlamentares.

Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, avalia que esses dados apontam para um cenário desfavorável para o governo Lula na guerra de narrativas nas redes sociais. Ele acredita que a desvantagem digital pode prejudicar a comunicação das pautas governistas.

Além disso, a pesquisa mostrou que uma das principais estratégias dos bolsonaristas para movimentarem suas redes é a criação de polêmicas contra as agendas do governo. No período analisado, a publicação de maior engajamento foi de Nikolas Ferreira, sobre o episódio em que ele usou uma peruca na tribuna da Câmara.

IPD – Índice de Popularidade Digital (Deputados)
1 – Nikolas Ferreira (PL-MG)
2 – Fábio Teruel (MDB-SP)
3 – André Janones (Avante-MG)
4 – Mauricio Marcon (Podemos-RS)
5 – Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
6 – Tiririca (PL-SP)
7 – André Fernandes (PL-CE)
8 – Bia Kicis (PL-DF)
9 – Gustavo Gayer (PL-DF)
10 – Marcel van Hattem (Novo-RS)

IPD – Índice de Popularidade Digital (Senadores)
1 – Cleitinho (Republicanos-MG)
2 – Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
3 – Sergio Moro (União Brasil-PR)
4 – Romário (PL-RJ)
5 – Magno Malta (PL-ES)
– Damares Alves (Republicanos-DF)
7 – Marcos do Val (Podemos-ES)
8 – Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
9 – Rogério Marinho (PL-RN)
10 – Marcos Pontes (PL-SP)

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página