O papa Francisco destinou 100 mil euros, aproximadamente 554 mil reais, para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no Brasil. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta quinta-feira (09/05). O montante será direcionado para auxiliar os desabrigados.
Segundo comunicado do Vaticano, a verba foi retirada da Esmolaria Apostólica, departamento da Santa Sé dedicado à caridade, e será utilizada para prestar assistência às pessoas afetadas pelas enchentes. O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Jaime Spengler, foi informado sobre a doação pela Nunciatura Apostólica.
Em entrevista, Spengler detalhou como o dinheiro será usado. “Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o regional que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível”, disse ele.
No último fim de semana, o papa Francisco já havia demonstrado preocupação com a situação no Rio Grande do Sul, mencionando em suas orações o povo afetado pelas inundações e aqueles que foram forçados a deixar suas casas.
“Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, disse o pontífice.