Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

‘Peixe terremoto’ com buracos misteriosos no corpo é registrado em Taiwan

Publicado

em

As imagens do peixe-remo gigante foram registradas por mergulhadores na costa de Ruifang - Foto: Reprodução

Um vídeo que viralizou recentemente nas redes sociais capturou um estranho e intrigante peixe-remo gigante na costa de Ruifang, em Taiwan. Segundo o New York Post, o animal, conhecido localmente como “peixe terremoto”, exibia dois buracos misteriosos em seu corpo, que impressionaram os mergulhadores que o encontraram.

Nas imagens, os mergulhadores são vistos circulando o animal, cujas escamas reluziam. Wang Cheng-Ru, o instrutor de mergulho que compartilhou o vídeo, estima que o peixe tinha cerca de dois metros de comprimento, embora a espécie Regalecus glesne possa alcançar até 17 metros.

Cheng-Ru, que se deparou com a criatura pela primeira vez, suspeita que o peixe estava morrendo e por isso nadou até águas mais rasas. Normalmente, esses peixes vivem em profundidades que variam de 200 a mil metros.

Em uma declaração à Jam Press, Cheng-Ru também mencionou uma lenda local que vincula o avistamento desses peixes à previsão de terremotos.

“Alguns locais acreditam que esses habitantes são um sinal de que um terremoto está no horizonte”, explicou. Essa superstição tem suas raízes na mitologia japonesa, que sugere que o peixe-remo subirá intencionalmente até a superfície e encalhará antes de um tremor iminente.

Esta crença ganhou força durante o terremoto e o tsunami de Fukushima em 2011, quando vários peixes da espécie apareceram na costa nos dois anos anteriores à catástrofe.

No entanto, Hiroyuki Motomura, professor de ictiologia da Universidade de Kagoshima, garante ao jornal americano que não existe fundamento real para essa teoria. “Não há evidências científicas de uma conexão, então não acho que as pessoas precisem se preocupar”, disse.

Quanto aos buracos misteriosos no corpo do peixe, os especialistas acreditam que podem ter sido causados por um tubarão-charuto que o atacou por engano, uma vez que essa espécie é conhecida por arrancar pedaços de peixes grandes, cetáceos e até mesmo submarinos nucleares.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana