Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Portugal decide emprestar ao Brasil o coração de D. Pedro I

Publicado

em

O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Foto: Irmandade da Lapa e Domínio Público

O coração de D. Pedro I vai viajar de Portugal até ao Brasil para ser exibido nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. A relíquia vai sair da cidade portuguesa do Porto na noite do próximo domingo (21/08), e chega a Brasília na segunda-feira (22/08), em um traslado que desagradou muitos cientistas.

A viagem teve agora a concordância do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. A decisão foi tornada pública nesta quarta-feira (22/08), em conferência de imprensa, por Moreira, que apontou que o traslado temporário depende de garantias de transporte e conservação que terão de ser acertadas entre os governos português e brasileiro.

A viagem vai ser feita pela Força Aérea Brasileira. A primeira parada é no Palácio do Planalto. “O coração do nosso D. Pedro será recebido com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência, ficará fora cerca de 20 dias, mas vai regressar com mais reconhecimento e admiração por parte do povo brasileiro”, afirmou Rui Moreira.

Coração de D. Pedro I conservado em formol. — Foto: Reprodução

Em seguida, o órgão vai para o Palácio do Itamaraty e fica em exibição até as comemorações do bicentenário. A viagem de volta para a cidade do Porto está marcada para o dia seguinte, em 8 de setembro. As negociações para o empréstimo do coração levaram cerca de quatro meses e envolveram o governo português, a Câmara do Porto e representantes da Irmandade da Lapa, entidade religiosa que guarda a relíquia.

O coração do imperador está protegido e guardado em formol numa igreja ao norte da cidade do Porto. A última aparição pública do órgão aconteceu durante a gravação de um documentário em 2015.

Dom Pedro I foi o primeiro Imperador do Brasil que governou durante o período de 1822 e 1831. Foi ele quem declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 e outorgou a primeira Constituição em 1824.

Em 2022, 200 anos depois, o Brasil pretende fazer uma celebração em homenagem a esse aniversário tão importante.

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página