O pastor Henrique Vieira pediu, nesta terça-feira (28/06), desculpas à comunidade LGBT pelas pessoas que têm interpretado a Bíblia a ponto de “causar sofrimento e exclusão” dessa população “ao longo dos séculos”.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Henrique Vieira, que se diz da esquerda e contra as pautas conservadoras, criticou a “cura gay” que tem sido apoiada pelos religiosos, e que na visão do pastor, é fruto de uma interpretação da Bíblia.
“É preciso falar sobre o absurdo da pretensa cura gay que o fundamentalismo religioso busca promover. Uma leitura e uma interpretação da Bíblia que descontextualiza os textos e que ao longo de séculos vem provocando muita dor, muito sofrimento e adoecimento”, afirmou ele. “O que precisa de cura, na verdade, é essa lógica religiosa que produz corações de pedra. Corações indiferentes à vida e ao sofrimento humano”.
Segundo Vieira, a Bíblia precisa ser lida considerando o seu conteúdo histórico e cultural.
“A Bíblia precisa ser lida considerando seu contexto histórico e cultural. A Bíblia precisa ser lida mediada pela vida de Jesus Cristo de Nazaré. A Bíblia precisa ser lida pela centralidade do amor que é a experiência mais profunda e radical de Deus. É muito triste ver que LGBTs são constantemente alvos de juízo, condenação, perseguição, exclusão, isso mata e não podemos ficar em silêncio”, disse. “É sério, Deus é amor, isso é real”, finalizou ele pedindo perdão aos LGBTs.
“Salva-se o dogma e se sacrifica a vida. Nada disso tem a ver com Jesus. Perdão”, afirmou Henrique Vieira.