Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

‘Príncipe’ do Brasil lamenta morte da rainha Elizabeth II

Publicado

em

Dom Bertrand de Orleans e Bragança enviou mensagem ao rei Charles III por meio da embaixada do Reino Unido em Brasília - Foto: Pró Monarquia

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, atual chefe da Casa Imperial do Brasil, também lamentou a morte da rainha Elizabeth II, do Reino Unido. Bertrand, que assumiu o posto em julho, após a morte do irmão mais velho, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, endereçou uma carta ao rei Charles III.

Charles assumiu a coroa real no Reino Unido nesta quinta-feira (08/09), logo após a morte da mãe. A cerimônia que oficializa a proclamação de Charles como rei do Reino Unido acontece neste sábado (10/09), no Palácio de St. James, em Londres.

No comunicado, o Príncipe Dom Bertrand afirma ser primo distante da rainha, e se disse “entristecido” com a notícia da morte da monarca. “Envio-lhe as minhas sinceras condolências, rogando a Deus Todo-Poderoso pelo eterno repouso de Sua alma e o consolo de Vossa Majestade e de sua Família”, cita o texto.

“A Família Imperial Brasileira e a Família Real Britânica mantêm relações cordiais, encontrando-se ocasionalmente em solenidades oficiais e reuniões familiares”, diz o comunicado.

“Profundamente entristecido pela notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha, envio-lhe as minhas sinceras condolências, rogando a Deus Todo-Poderoso pelo eterno repouso de Sua alma e o consolo de Vossa Majestade e de sua Família. Que Deus abençoe Vossa Majestade em sua missão à frente do Reino Unido e da Commonwealth”, completa a carta assinada pelo Chefe da Casa Imperial.

A carta foi entregue por Orleans na embaixada do Reino Unido em Brasília.

Além do Príncipe, o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL), sobrinho do atual Chefe da Casa Imperial e tataraneto da Princesa Isabel, também se manifestou com pesar pela morte da rainha Elizabeth II. “Que o Senhor conforte seus familiares e o povo britânico”, disse ele.

Dom Bertrand de Orleans e Bragança assumiu o posto de Chefe da Casa Imperial após a morte do irmão em 15 de julho deste ano. Ambos são bisnetos da Princesa Isabel, filha mais velha do imperador Pedro II, membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança.

Dom Pedro II foi o último imperador do Brasil, esteve à frente do império por 49 anos, entre 1840 e 1889. Ele morreu em 5 de dezembro de 1891, aos 66 anos. Todos os títulos da realeza foram extintos no Brasil em 1889, com a proclamação da República.

+ Acessadas da Semana