Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Profecia se cumprindo? Terra registra seu dia mais curto na história recente

Publicado

em

O método oficial para a cronometragem do tempo de rotação da Terra em torno dela própria é medido pelo Tempo Universal Coordenado

De acordo com um levantamento feito pelo site Time and Date com dados do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS, na sigla em inglês), a Terra registrou seu dia mais curto em 9 de junho deste ano.

Segundo o levantamento, a Terra completou uma volta completa em torno do seu eixo com 1,59 milissegundo a menos que exatas 24 horas (1 ms corresponde a um milésimo de segundo, ou cerca de 0,001s). Por isso, dia 29 de junho foi registrado como o mais curto desde a década de 1960.

O método oficial para a cronometragem do tempo de rotação da Terra em torno dela própria é medido pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), através de relógios atômicos responsáveis pela medição do tempo pelo movimento dos elétrons em átomos resfriados. Esse modo de cronometragem é baseado em uma instrução internacional.

Cientistas dizem que as mudanças climáticas podem influenciar. Por exemplo, o derretimento de geleiras pode contribuir com a redução do dia e o aumento da velocidade de movimento do planeta.

Em 2020, foram 28 registros de dias mais rápidos nos últimos 50 anos, com um recorde em 19 de julho, quando o planeta foi 1,46 milissegundo mais rápido — marca batida agora em junho. A Nasa, inlcusive, considera que os ventos mais fortes em anos de El Niño podem desacelerar a rotação do planeta, estendendo o dia em uma fração de milissegundo.

Os cientistas estudam isso porque a precisão dos sistemas de medição de tempo é algo importante para diversas tecnologias modernas. Receptores de GPS, por exemplo, dependem dessa precisão para decodificar seus sinais de localização.

A Nasa, a agência espacial norte-americana, explica que na época dos dinossauros, a Terra completou uma rotação em cerca de 23 horas, enquanto que no ano de 1820, o movimento levava exatamente 24 horas.

Se a tendência de dias mais curtos continuar a longo prazo, isso pode levar ao primeiro segundo a menos da história: ao invés de adicionar um segundo aos relógios, o tempo pularia um segundo para acompanhar o planeta.

FIM DO MUNDO?

Após a imprensa noticiar o fato, internautas atrelaram o assunto com o fim do mundo e a Volta de Jesus. O perfil Gospel Minas, no Instagram, publicou a notícia dando o que falar nos comentários:

“Bem que reparei que o tempo tá passando muito rápido 😂! Maranata”, comentou uma seguidora. “Diante de tantas lutas e sofrimento, Deus está abreviando os dias para que soframos menos”, comentou outra pessoa. “Tudo está se cumprindo, os sinais estão aí só não vê quem não quer. Jesus está voltando”, escreveu uma internauta.

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página