Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Rei do Futebol: Pelé morre em São Paulo aos 82 anos

Publicado

em

Pelé - Foto: Fifa

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira (29/12), aos 82 anos. Filho de Celeste e João Ramos (apelidado de Dondinho), pai de Edinho, Flávia, Sandra, Kelly, Joshua, Celeste e Jennifer, avô de Octávio e Gabriel, Pelé estava internado havia 30 dias e não resistiu às complicações decorrentes de um câncer de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.

Em boletim médico no dia 22 deste mês, os médicos alertaram para a progressão do câncer e afirmaram que o paciente estava necessitando de maiores cuidados referentes às disfunções renal e cardíaca.

Na quarta (28/12), os dois filhos de Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto, se juntaram à família e visitaram o avô no hospital e disseram que essa aproximação era o que Sandra “mais sonhava”.

A imagem de Octávio e Gabriel foi postada pela tia Kely Nascimento no Instagram. Na foto, onde também aparece outra filha do atleta, Flávia Arantes, Kely escreveu sobre a importância de todos estarem juntos.

Pelé nasceu em Três Corações, no interior de Minas Gerais. Ainda na infância, mudou-se para Bauru (SP). Lá, passou seus primeiros anos jogando bola pelas ruas, até chegar a Santos.

Depois de atingir sucesso profissional, administrou uma empresa de eventos. Manteve boa saúde até começar a sentir dores abdominais e ser internado com alguma frequência a partir do final de 2014.

Publicidade

Pelé foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021. Em fevereiro deste ano, ex-jogador se internou no Albert Einstein para dar continuidade à quimioterapia.

Principal artilheiro da história da seleção brasileira, com 95 gols, Pelé é considerado o maior jogador da história do futebol. Defendeu o Santos por quase 20 anos e, pela equipe nacional, conquistou três Copas do Mundo, em quatro participações.

Os últimos anos da vida de Pelé foram marcados por graves problemas de saúde. Em 2014 o ex-jogador passou alguns dias internado com um quadro de infecção urinária. No mesmo ano ele passou por uma cirurgia para retirar cálculos renais, ureterais e vesicais, em cenário de obstrução ao fluxo urinário.

Publicidade

Em 2012, Pelé esteve internado no Albert Einstein para uma cirurgia no quadril. No procedimento, foi retirada parte do osso e colocada no lugar uma prótese de titânio e cerâmica. O ex-jogador sentia dores constantes no quadril, ao jogar tênis e até quando caminhava.

O velório de Pelé acontecerá na Vila Belmiro, estádio que foi sua casa durante 18 anos. Ele será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, onde o Rei do futebol tinha um espaço reservado desde 2003.

Publicidade

+ Acessadas da Semana