Conecte-se conosco

Gospel

Renálida Carvalho perde processo contra Anderson Silva após acusação de ‘estelionato espiritual’

Publicado

em

Tribunal de Justiça do Distrito Federal rejeita queixa-crime de Renálida contra pastor Anderson Silva por "estelionato espiritual" - Foto: Reprodução

Em uma recente decisão judicial, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) rejeitou uma queixa-crime movida pela pastora Renálida Carvalho contra o pastor Anderson Silva. A queixa-crime baseava-se em comentários feitos por Anderson nas redes sociais, onde ele utilizou o termo “estelionato espiritual” para referir-se às práticas de Renalida.

O juiz André Silva Ribeiro determinou a rejeição da queixa-crime, alegando a falta de justa causa para a ação penal privada. Segundo o magistrado, as declarações de Anderson criticavam a conduta de Renalida sob a perspectiva da fé cristã, não evidenciando intenção de difamar ou injuriar.

Ribeiro também ressaltou a importância da liberdade de expressão e crítica religiosa, além de considerar a condição de pessoa pública de Renalida, sujeita a maior escrutínio por parte do público.

“Ressalte-se que o Querelado, por sustentar o título de pastor, tem como uma de suas missões orientar o exercício da fé e pode nesse mister validamente criticar a pregação e a manifestação da Querelante aos seus seguidores, desde que não incite ódio ou discriminação; o que de fato não ocorreu no caso em comento”, afirmou o juiz em trecho da decisão.

A decisão ressaltou que o termo “estelionato espiritual” não constitui base para a deflagração de ação penal privada, devido à ausência de dolo específico, conduta infamante ou individualização que caracterize crime. Portanto, a queixa foi rejeitada por atipicidade da conduta, reforçando a jurisprudência sobre a necessidade de intenção específica para configurar delitos contra a honra.

Nas redes sociais, Anderson Silva anunciou a decisão; assista o vídeo:

🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR

 

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página