Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Sudeste tem mais igrejas evangélicas que escolas públicas, diz estudo

Publicado

em

A média na região sudeste é a mais alta do país, contrastando com o estado do Acre, que lidera em número de escolas públicas por habitante

Um levantamento conduzido pelo Brasil em Mapas, baseado em dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Centro de Estudo da Metrópole CEM/USP, revelou uma dinâmica peculiar em cinco estados brasileiros quando se trata da proporção entre estabelecimentos educacionais públicos e igrejas evangélicas.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro destacam-se por possuir mais templos evangélicos do que escolas públicas de ensino fundamental e médio combinadas. Surpreendentemente, a capital federal, Brasília, também está inclusa nesse grupo.

No Espírito Santo, a relação é de 93 templos para cada grupo de 100 mil habitantes, superando em 34 pontos a quantidade de instituições de ensino (59 por 100 mil habitantes).

Essa tendência resulta na média mais alta do país na região sudeste, com 71,7 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguida pela Região Centro-Oeste, com 44,0. Já o Nordeste apresenta uma média proporcional de 26 igrejas por 100 mil habitantes.

Em contrapartida, o estado do Acre lidera em número de escolas públicas por habitante, com uma média de 174 unidades de ensino (fundamental e médio) para cada 100 mil habitantes. Essa taxa é quatro vezes maior do que o número de estabelecimentos religiosos evangélicos na mesma proporção (43 por 100 mil habitantes).

Ao analisarmos as regiões do país, o Norte exibe a maior média de escolas públicas proporcionais, com 113,7 por 100 mil habitantes, seguido pelo Nordeste, com 81. Por outro lado, a Região Sul possui a menor proporção, com uma média de 42 escolas por 100 mil habitantes.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Brasil em Mapas (@brasilemmapas)

🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR!

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página