Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Talibã proíbe mulheres de frequentar parques e academias no Afeganistão

Publicado

em

Mulheres com burca em protesto em apoio ao regime talibã em frente à embaixada dos EUA em Cabul em 26 de janeiro de 2022 - Foto: Wakil KOHSAR / AFP

O Talibã, grupo islamista radical que voltou a governar o Afeganistão desde 2021, após a retirada atrapalhada das tropas americanas do país, anunciou na última quinta-feira (10) que vai começar a proibir mulheres de frequentar parques e academias.

A determinação veio depois que muitas mulheres não estavam respeitando a ordem de separação de gênero em público, e também não estavam usando o “hijab”, véu obrigatório que precisam usar, justificou o Ministério da Virtude e do Vício.

“Mas, infelizmente, as ordens não foram obedecidas e as regras foram violadas, e tivemos que fechar parques e academias para mulheres”, disse Mohammed Akef Mohajer, porta-voz do ministério. E continuou:

“Na maioria dos casos, vimos homens e mulheres juntos em parques e, infelizmente, o hijab não foi observado. Então tivemos que tomar outra decisão e, por enquanto, ordenamos que todos os parques e academias fossem fechados para as mulheres.”

+ Acessadas da Semana