Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Terremoto atinge Turquia e Síria e deixa ao menos mil mortos

Publicado

em

Dezenas de prédios foram desabaram na Turquia - Foto: Eren Bozkurt/AA/picture alliance

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (06/02). O evento causou mais de 1.200 mortes nos dois países e 50 mil pessoas feridas, além de milhares de desaparecidos.

O terremoto ocorreu 23 quilômetros a leste de Nurdagi, na província de Gaziantep, a uma profundidade de 24,1 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Fortes tremores secundários também foram sentidos no sul e no centro da Turquia.

A profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada – imagens mostram prédios inteiros desabados e municípios amplamente destruídos.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram dezenas de prédios desabados, enquanto moradores assustados se amontoam nas ruas em meio ao caos. Equipes de resgate podem ser vistas conduzindo operações de busca e resgate.

Equipes de resgate e aeronaves da Turquia ainda vasculham toda a região ao redor da cidade de Kahramanmaras.

O presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, lamentou o episódio.

“Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, disse.

O Tremor, o maior na região desde 1939, durou mais de um minuto e meio, gerou dezenas de réplicas – a última delas de magnitude 7,5 – e também foi sentido em Israel, no Líbano, no Iraque e no Chipre. Milhares de pessoas ainda estão desaparecidas, segundo informações de jornais locais.

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página