Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

VÍDEO: Tornado destrói fábrica da Pfizer nos Estados Unidos

Publicado

em

Passagem de tornado nos EUA destrói parte de fábrica da Pfizer - Imagem: Reprodução

Um tornado categorizado como EF-3 com ventos de até 240 km causou estragos na Carolina do Norte na tarde desta quarta-feira (19/07), danificando gravemente uma fábrica da Pfizer, várias outras estruturas e uma rodovia interestadual principal. Pelo menos 16 pessoas foram feridas.

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que o tornado permaneceu no solo por 16 km, durando cerca de 30 minutos. A tempestade passou por Dortches, condado de Nash – localizado a cerca de 72 km a nordeste de Raleigh – e terminou a 15 quilômetros a leste-nordeste de Battleboro, no condado de Edgecombe, com uma largura máxima do caminho de cerca de 600 jardas.

Este foi o primeiro tornado EF-3 a ocorrer no centro da Carolina do Norte durante o mês de julho.

Várias pessoas foram tratadas com ferimentos leves no condado de Nash, com mais três pessoas feridas no condado vizinho de Edgecombe, duas delas gravemente, informou o escritório do xerife local. Algumas estruturas no caminho do tornado foram achatadas, incluindo a instalação de Rocky Mount da Pfizer, onde vídeos de helicópteros mostraram um telhado amassado e detritos de construção espalhados pelo estacionamento circundante.

“Estamos avaliando a situação para determinar o impacto na produção. Nossos pensamentos estão com nossos colegas, nossos pacientes e a comunidade enquanto nos recuperamos desse incidente climático”, disse a Pfizer em comunicado oficial.

Segundo o site DailyMail, cerca de 50.000 paletes de remédios ficaram espalhados pelo local sob a chuva e o telhado amassado e torcido pelos ventos.

MILAGRE EM MEIO AO TORNADO

Uma história particularmente angustiante veio do condado de Nash, onde um casal sobreviveu milagrosamente quando sua casa foi arrancada de sua fundação e jogada no quintal com eles dentro. Mike Poythress, que comprou a casa no ano passado, disse à CNN que colocou sua namorada, Deborah Moore, na banheira e agarrou seu cachorro antes de a casa ser lançada, com a banheira caindo a quase 30 metros de distância.

“Eu estava segurando a camisola dela e meu cachorro, e este é o resultado. Saímos disso, mas nada que possuímos fez”, disse Poythress. Moore ficou “bastante machucada” e permanece no hospital, mas espera-se que se recupere.

O governador Roy Cooper reconheceu os danos via Twitter, mencionando que socorristas estavam trabalhando para limpar as estradas e fornecer ajuda adicional.

Uma pesquisa inicial do Serviço Nacional de Meteorologia encontrou danos do EF-2 em Dortches na quarta-feira à tarde, mas a pesquisa de danos posterior revelou danos do EF-3 ao norte de Rocky Mount com ventos estimados em 240 km.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana